Introdução à Terapia Existencial - Curso online


A terapia existencial é uma abordagem em psicoterapia que encara a existência humana de maneira concreta e singular, em constante transformação. Seu intuito é facilitar o contato da pessoa com seus dilemas e possibilitar uma maior autonomia para assumir livremente sua existência.

O curso apresenta embasamentos teóricos e práticos da terapia existencial, iniciando com os fundamentos filosóficos, para depois destacar as características da terapia, o papel do terapeuta, a relação terapêutica, a psicopatologia na perspectiva existencial, encerrando com o desfecho da terapia.

Esta abordagem não propõe uma técnica para a "cura" das “perturbações mentais”, mas busca compreender a pessoa a partir do modo como experiencia a vida, reconhecendo seus sentimentos, desejos, frustrações, suas dores e sabores. Uma terapêutica que possibilita o contato da pessoa com sua existência e suas emoções, ampliando perspectivas sobre si mesma e seu entorno.

Aulas

1: Fundamentos filosóficos
2: Psicoterapia existencial
3: Características da terapia
4: Papel do terapeuta
5: Relação terapêutica
6: Psicopatologia existencial
7: Redução fenomenológica
8: Desfecho da terapia

Carga horária total8h.

Todas as aulas estão gravadas, possuem a duração de uma hora cada, e podem ser acessadas em qualquer dia e horário pelo período de seis meses.

Valor

Valor do curso: R$ 250.


Amostra


Inscrição

A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Metodologia

Este curso é totalmente online, em oito videoaulas. Em cada aula o professor oferece explicações sobre os temas, com citações de livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar a compreensão.

Professor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Bibliografia

  • ERTHAL, Tereza C. Saldanha. Uma abordagem em psicoterapia: a psicoterapia vivencial. Em: Terapia Vivencial: Uma abordagem existencial em psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 1989.
  • GIOVANETTI, José Paulo. A relação terapêutica na perspectiva fenomenológico-existencial. Belo Horizonte, Texto mimeografado, 2007, 14 p.
  • FEIJOO, Ana Maria L. Calvo. Fundamentos Fenomenológico-Existenciais Para a Clínica Psicológica. Biblioteca Virtual Fantásticas Veredas, FGR, Belo Horizonte, dez. 2010.
  • FORGHIERI, Yolanda. Fenomenologia e suas relações com a psicologia. Em: Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
  • POMPEIA, João Augusto. Desfecho - Encerramento de um Processo. Em: Revista Daseinsanalyse. São Paulo: Associação Brasileira de Daseinsanalyse, n.9, p. 31-43, dez. 2000.
  • POMPEIA, João Augusto. Uma caracterização da psicoterapia. Em: Revista Daseinsanalyse. São Paulo: Associação Brasileira de Daseinsanalyse, n.9, p. 19-30, dez. 2000.
  • TEIXEIRA, José A. Carvalho. Introdução à psicoterapia existencial. Aná. Psicológica, Lisboa,  v. 24, n. 3, p. 289-309, jul. 2006.
  • TENÓRIO, Carlene Maria Dias. A psicopatologia e o diagnóstico numa abordagem fenomenológica–existencial. Universitas Ciências da Saúde, vol. 1, n. 1, p. 31-44. Brasília, 2003.

Certificado

Após a conclusão deste curso você pode solicitar o certificado, que será enviado gratuitamente para seu e-mail em formato PDF.

Observação

Após a confirmação do pagamento você receberá um e-mail com o link para acessar as aulas do curso em até dois dias úteis. Se o e-mail não chegar em sua caixa de entrada, verifique em caixas de spam e outras, se não receber o e-mail no prazo entre em contato para verificar o que aconteceu.

Você poderá acessar o conteúdo do curso (os vídeos) pelo período de 6 meses após a inscrição. Se por algum motivo você não ficar satisfeito com curso, você pode solicitar o cancelamento via e-mail e receberá seu dinheiro de volta em até 7 (sete) dias após a confirmação do pagamento. Não é necessário explicar os motivos do cancelamento.

Dúvidas

Se tiver dúvidas ou desejar mais informações, entre em contato.
Para informações sobre a legislação dos Cursos Livres, clique aqui.
Temas: