Sobre



Ex-isto é um projeto dedicado ao estudo e pesquisa sobre o existencialismo e suas relações com a psicologia, filosofia, psicoterapia, fenomenologia, literatura e artes, iniciado no final de 2016.

Tem como intuito oferecer conteúdos que facilitem a compreensão sobre os temas pesquisados, por meio de textos, vídeos, cursos ou livros, optando por utilizar uma linguagem acessível, de modo a promover reflexões sobre a subjetividade, a condição humana e suas possibilidades.

Existencialismo é uma vertente de filosofia contemporânea que reflete sobre a existência humana partindo em seus aspectos concreto, singular, afetivo, temporal e histórico, valorizando a liberdade de escolha, a responsabilidade pelo cuidado de si, respeitando as diferenças entre os indivíduos.

O nome "ex-isto" é um jogo com a palavra "existo". O prefixo "ex", separado do "isto", representa algo que já foi e deixou de ser, entendendo a existência como um constante vir-a-ser, onde a todo momento deixamos de ser algo para nos tornar outro, expressando assim a condição humana de estar sempre em movimento e transformação.

Criado e mantido por Bruno Carrasco, psicoterapeuta existencial e professor, graduado em Psicologia (2005), licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia (2012), especializado em Psicoterapia Fenomenológico Existencial (2016), com interesse especial em filosofia contemporânea, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre e Michel Foucault.


Objetivos

  • Promover estudos e pesquisas sobre o existencialismo e sua relação com a filosofia, a psicologia, a fenomenologia e as artes; 
  • Compartilhar conteúdos sobre os temas estudados de maneira didática e acessível para estudantes de psicologia, psicólogos e interessados;
  • Agregar pessoas interessadas aos temas abordados, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências;
  • Oferecer cursos, minicursos, livros, e-books, oficinas e palestras sobre os temas relacionados.


Sobre Sobre Reviewed by Bruno Carrasco on 10:57 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.