O que é ex-isto?



Ex-isto visa fomentar pesquisas, diálogos e reflexões sobre a singularidade, o devir e a criação, a partir da filosofia, psicologia e artes, de modo a possibilitar outras perspectivas, disposições e possibilidades de pensar e agir, mais salutares e criativas.

Iniciado em 2016, não concebe a filosofia e os saberes como algo separado da vida, mas que estes se conectam com as experiências, possibilitando distintos olhares, maneiras de pensar e agir, relacionando as perspectivas e os saberes diretamente com as práticas.

Se utiliza de diferentes referenciais, entre eles a fenomenologia, a filosofia da diferença, a antipsiquiatria, a psicologia crítica, o existencialismo, a esquizoanálise, e autores como Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Michel Foucault e Gilles Deleuze.

O nome "ex-isto" é um jogo com a palavra "existo". O prefixo "ex", separado de "isto", representa algo que já foi ou deixou de ser, encarando a existência como um vir-a-ser, um devir, onde a todo momento deixamos de ser algo para nos tornar outro, numa constante transformação.

Por Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.


Intuitos

  • Pesquisas sobre o devir, a singularidade e a criação a partir da filosofia da diferença, da psicologia crítica e da arte contemporânea; 
  • Compartilhar conteúdos sobre os temas pesquisados, com linguagem acessível para estudantes de humanas e demais interessados;
  • Aproximar pessoas interessadas sobre os temas de estudo, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências;
  • Oferecer grupos de estudos, cursos, minicursos, livros, e-books, oficinas e palestras sobre os temas pesquisados.


Mais sobre...

buttons=(Aceitar !) days=(60)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ler mais
Accept !