História da Loucura - Minicurso

O minicurso "História da Loucura", aborda sobre o modo como se transformaram historicamente os entendimentos e as disposições para com a loucura no ocidente. O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) fez uma análise arqueológica a respeito de como a loucura se tornou um objeto médico, constatando um progressivo domínio da razão sobre a loucura.

Entre os séculos XV e XVI não havia distinção entre loucura e saber, o louco era entendido como portador de um saber diferenciado, vivia livremente entre peregrinos e navegantes. Entre os séculos XVII e XVIII, a loucura passa a ser excluída da cidade e enclausurada. Foi apenas do século XIX em diante que a loucura passou a ser entendida como "doença mental", submetida a um tratamento médico e ajuste normativo.

"(...) a consciência da loucura, pelo menos na cultura européia, nunca foi um fato maciço, formando um bloco e se metamorfoseando como um conjunto homogêneo. Para a consciência ocidental, a loucura surge simultaneamente em pontos múltiplos, formando uma constelação que aos poucos se desloca e transforma seu projeto."
(Michel Foucault, em 'História da Loucura')

Neste minicurso veremos como os saberes e as práticas para com a loucura se transformaram no tempo, destacando que esta nem sempre foi entendida como um "problema" médico que necessitaria de um "tratamento". Na exposição serão utilizadas referências de Michel Foucault e de pesquisadores como Roberto Machado, Edgardo Castro, Esther Díaz e Judith Revel.

Temas:
1. Foucault e a arqueologia
2. Loucura como saber liberto
3. Internamento da locura
4. Loucura enquanto doença

Minicurso gravado:
Duração
: 3 horas.
Valor: R$ 120,00.


Professor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta singular, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Como funciona?

O minicurso acontecerá por meio do Google Meet, onde serão apresentados os temas, com uso de slides com citações, imagens e referências, aberto para o diálogo com os participantes. O minicurso ficará gravado e a gravação será disponibilizada aos inscritos depois da transmissão.


Referências bibliográficas:

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Trad.: Beatriz de Almeida Magalhães. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
DÍAZ, Esther. A filosofia de Michel Foucault. Trad.: Cesar Candiotto. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
FOUCAULT, Michel. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 2000.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura: na Idade Clássica. Trad.: José Teixeira Coelho Neto. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
GUARESCHI; HÜNING; FERREIRA [et al.]. Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
MACHADO, Roberto. Foucault, a Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
YAZBEK, André. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Observação:

Para participar basta clicar no botão de inscrição, fazer o pagamento e preencher o formulário. Em até dois dias úteis você receberá em seu e-mail o link para o acesso ao curso. Depois de realizado, você receberá o link da gravação. Este minicurso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato.