Perspectiva Crítica em Psicologia - Aula online


A aula online sobre Perspectiva Crítica em Psicologia, um olhar crítico sobre a psicologia, refletindo sua construção enquanto ciência e seus pressupostos implícitos.

Nesta aula são apresentados apontamentos críticos sobre a Psicologia, colocando em questão seus fundamentos e embasamentos a partir de um olhar filosófico, refletindo as condições históricas de emergência desta ciência e seus fundamentos.

Entre as características da ciência do século XIX temos o positivismo, que se baseia no observável e mensurável; o racionalismo, que coloca a razão como meio de alcançar as verdades; o mecanicismo, que entende o corpo regido por leis constantes; o causalismo, que concebe tudo enquanto efeito de uma causa anterior e busca descobrir as origens, entre outras.

Além disso, também é colocado em questão o entendimento do fenômeno psicológico e sua relação com o capitalismo, o liberalismo e o individualismo, visando romper com a perspectiva tradicional, onde a psicologia atua como um braço direito da economia dominante, servindo aos interesses de pequenos grupos de pessoas, destacando suas condições históricas e os intuitos de suas práticas.

Trata-se de uma breve análise crítica das condições sociais, culturais, filosóficas e econômicas que fundamentaram as práticas da Psicologia Moderna, questionando seus interesses morais, econômicos e higienistas, problematizando a noção de "normalidade", de modo a pensar outra psicologia, aberta a outros modos e possibilidades de vida.

Aula gravada:
Duração: 1 hora (em vídeo).
Valor: R$ 40.



Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Como funciona?
Esta aula é realizada totalmente online em vídeo, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão. A aula será gravado e a gravação será enviada para os inscritos depois da transmissão.

Condução
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta singular, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Bibliografia
BOCK; GONÇALVES; FURTADO (orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
CARPIGIANI, Berenice. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Pioneira, 2000.
COOPER, David. Psiquiatria e Antipsiquiatria. Tradução: Regina Schnaiderman. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.
FIGUEIREDO, Luiz; SANTI, Pedro. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: Educ, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura: na Idade Clássica. Tradução: José Teixeira Coelho Neto. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
FREIRE, Roberto. Soma - Uma terapia anarquista - Vol. 2 - A arma é o corpo - Prática da Soma e Capoeira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
GUARESCHI; HÜNING; FERREIRA [et al.]. Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

Como é a aula online?
A aula online é como uma aula presencial, transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Depois de fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.

Observação:
Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.
Temas: