Terapia do devir (online)


A terapia do devir é uma prática de cuidado para com a existência e os afetos, que reconhece as singularidades de cada pessoa, buscando potencializar os diferentes modos de ser de cada um, partindo de suas próprias experiências.

Esta terapia entende a existência em constante processo e transformação, e acontece por meio do diálogo entre o terapeuta e a pessoa em atendimento, sobre seus afetos, suas vivências e seus modos de ser e se colocar diante da vida, tendo como intuito possibilitar novas maneiras de lidar com as adversidades.

Para tanto, parte-se da experiência da pessoa, de suas particularidades e seus afetos, do modo como são vivenciados, bem como seus valores, expectativas, frustrações, interesses, disposições, dificuldades, alegrias e sofrimentos, com o intuito ampliar suas perspectivas sobre si e seu entorno, bem como encontrar novos modos de lidar com os paradoxos da vida.

Parte-se do entendimento de que o contato com as próprias experiências possibilita o encontro de novos modos de ser mais saudáveis para si. Esta terapia não tem como intuito eliminar os sofrimentos, mas possibilitar o contato com as emoções, visando possibilitar fazer algo novo e criativo de si.

terapeuta se dispõe a acompanhar o modo como a pessoa se sente, vive, se alegra e sofre, estando atento aos seus afetos, experiências e movimentos. Não se coloca como orientador, direcionador ou detentor de um saber sobre a pessoa, mas disponível para acompanhar o modo como experimenta sua vida.

Trata-se do contato com os modos de ser e de se colocar, possibilitando uma revisão sobre sua existência e escolhas a partir de seus afetos, priorizando experiências que potencializam uma vida mais afirmativa e saudável, estimulando práticas de cuidado de si.

Esta prática não utiliza noções prévias sobre o que seja "bom" ou "ruim", "saudável" ou "doentio", "certo" ou "errado", mas busca perceber o que faz bem e o que não faz para cada pessoa, a cada momento, partindo de sua própria avaliação, se aproximando do que seja saudável para si, em cada circunstância.

Entre suas bases teórico-práticas estão a fenomenologia, o existencialismo, a esquizoanálise e o cuidado de si, e autores como Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e Gilles Deleuze. Esta terapia não é uma psicoterapia, não atua sobre patologias e não tem o intuito de oferecer algum tipo de "cura" nem "recuperar" a saúde, mas possibilitar um cuidado para com a existência e os afetos.

A terapia se inicia quando houver interesse em lidar com questões da vida e afetos, e se encerra quando não sentir mais necessidade. A pessoa que busca o atendimento decide o início e término do processo, bem como sua periodicidade. O atendimento acontece via internet e a duração pode ser de 30 a 50 minutos.

Terapeuta: Bruno Carrasco, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico. Para agendar um atendimento, preencha o formulário abaixo:

Terapia do devir (online) Terapia do devir (online) Reviewed by Bruno Carrasco on 13:20 Rating: 5
Aulas Online
Tecnologia do Blogger.