Terapia online


A terapia dos afetos é uma prática de cuidado com as emoções, com bases na filosofia mobilista, concebendo a vida e a realidade em constante movimento e transformação. É realizada por meio do diálogo e outras formas de expressão, tendo como foco as experiências e os sentimentos, tal como são vivenciados.

Essa terapia visa promover uma aproximação com nossas experiências, sentimentos, valores, desejos, expectativas, dificuldades e sofrimentos, buscando ampliar a compreensão sobre nossos afetos e desafetos, nossos modos de ser e as escolhas que fazemos, de modo a encontrar e criar novas maneiras de lidar com as dificuldades e sofrimentos, exercitando a liberdade de fazer escolhas, potencializando nossas experiências saudáveis, possibilitando uma maior abertura perante a vida.

Nessa terapêutica, a saúde emocional não é entendida como uma ausência de dificuldades ou sofrimentos, mas como uma disposição para o enfrentamento de nossas dificuldades e sofrimentos. Portanto, não trabalha com noções prévias sobre o que seja "saudável" ou "problemático", mas busca captar o que é saudável ou não para cada pessoa, em cada momento, de acordo com seus interesses e disposições.

terapeuta busca se aproximar do modo como a pessoa se sente, vive, se alegra e sofre, compreendendo suas experiências e vivências a partir de seus afetos e desafetos, acompanhando suas transformações. Não se coloca como superior ou detentor de um saber sobre a pessoa, mas disponível para escutar e captar suas experiências, possibilitando uma tomada de consciência sobre sua própria vida, encontrando suas alegrias e suas dores, auxiliando a lidar com suas dificuldades e sofrimentos.

Sua prática envolve a arqueologia existencial, que consiste no estudo dos modos de estruturação da existência; a cartografia dos afetos, mapeando os afetos e desafetos em relação com as pessoas, espaços e objetos; a revaloração dos valores, colocando em questão os valores e as potências para uma vida mais afirmativa; e por fim a revisão de suas escolhas e o cuidado de si.

Essa terapia não tem como intuito tirar a pessoa de um estado de sofrimento emocional para transporta-la a uma sensação de paz e plena alegria, isso é ilusão. Sua intenção é possibilitar na pessoa o contato com suas dificuldades e proporcionar meios para lidar com elas, promovendo uma autonomia suficiente para lidar da melhor maneira consigo mesma e com seus afetos.

Portanto, não se utiliza de uma noção prévia do que seja bom ou ruim, saudável ou patológico, normal ou anormal, adequado ou inadequado para cada pessoa, mas busca-se encontrar o que serve ou não a uma pessoa, o que a faz bem e o que não faz, num dado momento, partindo de sua própria avaliação. O papel do terapeuta é possibilitar este encontro, exercitando a autopercepção e um caminho para a autoterapia.

Suas bases teórico-práticas utilizam elementos da fenomenologia, do existencialismo, da esquizoanálise, da somaterapia, da arteterapia e da filosofia clínica, bem como das filosofias de Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre e Michel Foucault. Sua prática não faz parte da psicologia institucionalizada, se diferenciando da tendência cientificista e positivista, partindo mais da filosofia, com o foco no autoconhecimento.

A terapia se inicia com o interesse da pessoa atendida e se encerra quando esta não vê mais necessidade de tal procedimento para sua vida. É a pessoa atendida que decide o início e término, bem como a periodicidade. Esta terapia é para maiores de 18 anos, não sendo indicada para pessoas com situações clínicas graves, pois sua atuação está mais voltada para o autoconhecimento.

É possível agendar o atendimento terapêutico via internet. O valor de cada encontro é de R$ 120, tendo a duração de 50 minutos. A periodicidade é combinada de acordo com as necessidades de quem busca terapia. Se tiver interesse nesta terapia, favor preencher o formulário abaixo.

Terapeuta: Bruno Carrasco, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, especializado em psicoterapia fenomenológico existencial.

Terapia online Terapia online Reviewed by Bruno Carrasco on 13:20 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.