Psicologia, uma (nova) introdução - Livro comentado

O livro 'Psicologia, uma (nova) introdução' apresenta um panorama histórico sobre a emergência da psicologia enquanto ciência no final do século XIX, destacando as precondições epistemológicas, sociais e econômicas, a experiência da subjetividade privatizada e sua crise.

Apresenta resumidamente uma visão crítica da psicologia, entendendo que apenas num período muito recente surgiu a noção de ciência do modo como a entendemos hoje, apresentando as condições que possibilitaram a emergência e as implicações da psicologia científica.

Nesta atividade, o livro será comentado em principais temas: uma visão panorâmica e crítica da história da psicologia, a constituição da subjetividade privatizada na Modernidade e sua crise, a emergência da psicologia enquanto ciência e algumas das principais escolas de psicologia.

Este livro é fundamental para refletir sobre a psicologia a partir de um olhar crítico, resgatando seu percurso histórico e as contingências que implicaram seus saberes e práticas, especialmente para quem atua na área da psicologia ou se interessa pela área de humanas em geral.

Datas e temas

15/Mar: Visão panorâmica e crítica
22/Mar: Crise da subjetividade
29/Mar: Emergência da psicologia
05/Abr: Psicanálise e psicólogo
(quartas-feiras)

Horário e valor

Horário: 19 às 20h (fuso horário de Brasília)
Valor: R$ 75 (todos os encontros).

Formato

O livro será comentado em quatro encontros, mencionando seus principais temas e dialogando com os participantes presentes. A atividade acontece online, via Google Meet. O livro será enviado em formato ".pdf" via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Inscrição

O valor da inscrição é R$ 75, corresponde aos quatro encontros, o pagamento pode ser feito por Pix ou Boleto, para se inscrever basta clicar no botão abaixo:


Inscrições encerradas

Referência:
FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia, Uma (nova) Introdução. Editora: Educ, 2008.

Para dúvidas, entre em contato.