Introdução ao Existencialismo - Curso online


Existencialismo é uma vertente de filosofia que busca compreender a existência humana partindo dela mesma, em suas singularidades e seus modos concretos de expressar, entendendo que não somos resultantes de uma essência prévia, mas que nos constituímos por meio da própria existência.

Com influências de Sören Kierkegaard e Friedrich Nietzsche, o existencialismo se desenvolveu na Europa no início século XX, com Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre, no período entre guerras, em meio a enormes catástrofes da humanidade, de grande transformação social, política, econômica e cultural.

Este curso apresenta, em videoaulas, os antecedentes históricos e filosóficos do existencialismo, seus fundamentos e principais filósofos de referência, a diferença entre existência e essência, e as diversas questões que perpassam a condição humana, entre elas a liberdade, a responsabilidade, a angústia, a má-fé, o sentido da vida e o engajamento.

Temas

1. Contextualização histórica
2. Fundamentos do existencialismo
3. Liberdade, angústia e má-fé
4. Sentido da vida e engajamento
Carga horária total: 4 horas.

Inscrição

Valor do curso: R$ 150,00.

Inscrição

A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Metodologia

Este curso é realizado totalmente online em videoaulas. Em cada aula o professor oferece explicações sobre os temas, com citações de livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Professor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Certificado

Após a conclusão deste curso você poderá solicitar o certificado, que será enviado gratuitamente para seu e-mail, em formato PDF, constando as quatro horas de curso.

Bibliografia

ARANHA; MARTINS. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
BAKEWELL, Sarah. No café existencialista. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
COTRIM; FERNANDES. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
FONSECA, Afonso. História das Psicologias e Psicoterapias Fenomenológico Existenciais. Pedang: Maceió, 2006.
FOULQUIÉ, Paul. O Existencialismo. São Paulo: DIFEL, 1975.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
LIMA, Anderson. A vida humana como reinvenção em Søren Kierkegaard​, 2016.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PENHA, João da. O que é Existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2014.
REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Petrópolis: Vozes, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Vozes, 2014.

Observação

Após a confirmação do pagamento você receberá um e-mail com o link para acessar as aulas do curso em até dois dias úteis. Se o e-mail não chegar em sua caixa de entrada, verifique caixas de spam e outras, se não receber o e-mail no prazo entre em contato para verificar o que houve.

Você poderá acessar o conteúdo do curso (os vídeos) pelo período de 6 meses após a inscrição. Se por algum motivo você não ficar satisfeito com curso, você pode solicitar o cancelamento via e-mail e receberá seu dinheiro de volta em até 7 (sete) dias após a confirmação do pagamento. Não é necessário explicar os motivos do cancelamento.


Dúvidas

Se tiver dúvidas ou desejar mais informações, entre em contato.
Para informações sobre a legislação dos Cursos Livres, clique aqui.