Nietzsche: moral e invenção | Grupo de Estudos


O grupo de estudos online sobre a moral e a invenção em Friedrich Nietzsche tem como intuito explorar a relação entre esses temas em sua filosofia, por meio da leitura e diálogo de fragmentos de 'Aurora', 'Além do bem e do mal' e 'Genealogia da moral', inclusive a apreciação de autores especializados em sua obra.

Em cada encontro abordaremos um tema com base num texto previamente enviado via e-mail, em formato .pdf, pelo coordenador do grupo. Os encontros serão realizados quinzenalmente, online, entre os meses de agosto a novembro de 2020.

Serão oito encontros, que ocorrerão de acordo os temas propostos, com abertura para trocar conhecimentos, experiências, tirar dúvidas e relacionar conceitos. As datas estão previamente agendadas para os sábados, das 15h às 17h, na disposição abaixo:


Datas e temas:

15/Ago: Nietzsche: vida e obra
29/Ago: Filosofia de Nietzsche
12/Set: Valor da verdade
26/Set: Filosofia trágica
17/Out: Preconceitos morais
31/Out: Além do bem e do mal
14/Nov: Genealogia da moral
28/Nov: Bem e mal, bom e mau


Formato:

O grupo de estudos acontecerá online, por meio do aplicativo Google Meet, de modo que todos os participantes se comunicam por videoconferência, podendo cada participante optar por utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem).

Em cada encontro será utilizado um texto para diálogo, enviado previamente via e-mail em formato pdf. Os textos foram selecionados de acordo com a relevância sobre os temas e levando em consideração o autores destacados na área de estudo.


Coordenador:

Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, escritor e professor, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em 'Ensino de Filosofia' e em 'Psicoterapia Fenomenológico Existencial Humanista'.


Referências:

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2002.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. Petrópolis: Vozes, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. São Paulo: Companhia de Bolso: 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. Companhia de Bolso, 2005.


Público:

Este grupo tem como foco estudantes de filosofia, psicologia, professores e interessados em geral.


Valor:

O valor para participação do grupo de estudos é de R$ 60 por mês. O pagamento da mensalidade corresponde a dois encontros.


Vagas:

Serão disponibilizadas 10 vagas, a intenção é que seja um grupo pequeno para que possamos trocar conhecimentos e experiências durante os encontros online.


Inscrição:

Inscrições encerradas.


Observação:

O grupo de estudos online será realizado por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc), serviço gratuito da Google de comunicação online que permite a conversa por meio de vídeo ou áudio.

Para participar basta enviar seu endereço de e-mail do Gmail, deste modo, você receberá o convite para os encontros online na data e horário do encontro. Se houver alguma alteração na data ou horário de encontro, os participantes serão avisados com antecedência. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato.