O minicurso online Afirmação da vida em Nietzsche utiliza as reflexões do filósofo alemão sobre o corpo, a reavaliação dos valores, a transformação e a afirmação da vida enquanto criação.
Em vez de viver preso a normas externas e culpas herdadas, Nietzsche nos convida a afirmar a vida em sua ordem e em seu caos, de maneira criativa e transformadora.
Trata-se de um convite para utilizar a filosofia em favor de uma vida mais criativa e intensa, passando pela filosofia trágica, as críticas à moral e perspectivas acerca da saúde e potência de vida. Seguindo para a afirmação da vida, a sabedoria do corpo, a relação entre sofrimento e transmutação, e a apropriação de si.
Por fim, destaca-se a transvaloração dos valores - um processo de autopercepção e autotransformação, direcionando os afetos e os impulsos em favor do que potencializa a vida, afirmando a existência enquanto singularidade criadora, abraçando a temática do "Torna-te quem tu és".
Os conceitos Nietzsche são apresentados visando aplicar em nossa própria vida, estimulando a reavaliação de si de maneira criativa, reconhecendo as diferenças singulares, encarando a vida como uma criação constante, saindo de uma postura de submissão à expansão e abundância de vida.
- Sabedoria do corpo: tomar os afetos e impulsos como guias da existência.
- Vida como criação: encarar a vida como obra de arte, feita de experimentações.
- Saúde e potência: pensar as experiências para além das culpas e ressentimentos.
- Tornar-se quem se é: apropriar-se de si e afirmar sua singularidade criadora.
Duração: 3 horas de vídeo.
Sobre o professor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia, Psicoterapia Fenomenológico-Existencial e Aconselhamento Filosófico. Autor do blog ex-isto, nos últimos anos se dedica a pesquisar sobre filosofia da diferença e psicologia crítica.
Como funciona?
Este minicurso é realizado totalmente online em vídeo, onde o professor faz pontuações sobre os temas, citando livros e referências.