Importância do sofrimento em Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo que se dedicou a temas como o sofrimento, o saudável e o doentio, os impulsos, a experiência do corpo, os afetos e a moralidade, porém sua obra ainda é pouco explorada na psicologia. Ele questionou e criticou a tradição da filosofia e da cultura ocidental.

Segundo ele, o sofrimento não é uma experiência necessariamente ruim, pode ser uma forma de potencialização de nossa existência e ampliação de nossas perspectivas de vida. Em seus escritos ele destaca a importância do corpo, dos afetos e do sofrimento como condições para uma vida afirmativa.

"Nietzsche recupera o sentido de afirmação do corpo, de afirmação da vivência, e de afirmação dos sentidos. Mesmo, e em particular, como afirmação do sofrimento e da finitude. Como modo natural de potencialização da vida, e de promoção de uma superabundância de suas forças, pela afirmação da potência do retorno da vida."
(Fonseca, em "História das psicologias e psicoterapias fenomenológico existenciais')

Nietzsche viveu a segunda metade do século XIX, período atravessado pelo Romantismo, na Europa, movimento artístico que acentuava os sentimentos e as emoções humanas, evidenciando os impulsos e as forças naturais contrapondo à razão. Ele não foi um "teórico" que buscava verdades e essências sobre as coisas, mas partiu de sua experiência para analisar as bases da moral e da cultura ocidental.

Não tendo como intuito propor um sistema de filosofia, ele operou por meio da ampliação de perspectivas, de maneira assistemática e até mesmo antagônica, evidenciando os impulsos, os afetos e as emoções, fazendo um diagnóstico de seu período histórico e possibilitando a criação de novas maneiras de filosofia e de vida.

Suas perspectivas sobre a saúde e a doença se diferem das concepções tradicionais. A experiência de doença e do sofrimento não acontece desvinculada da experiência de saúde, de modo que as duas se complementam. Há apenas entre elas, segundo o filósofo, diferença de graus, de modo que o sofrimento pode impulsionar a experiência de saúde.

Para Nietzsche, o sofrimento pode ser algo bom, assim como a doença. A dor não é uma objeção à vida, por ter atravessado diversos momentos de sofrimentos em sua vida, ele entende este como uma condição que possibilita perceber melhor a si mesmo. A doença exige uma parada, e essa parada permite uma revisão de sua vida, seus valores e atividades.

"O homem que jaz doente na cama talvez perceba que em geral está doente de seu ofício, de seus negócios ou de sua sociedade, e que por causa dessas coisas perdeu a capacidade de reflexão sobre si mesmo: ele obtém esta sabedoria a partir do ócio a que sua doença o obriga."
(Nietzsche, em 'Humano, demasiado humano', aforismo 289)

A filosofia, para ele, não é uma mera experiência de pensamento, mas sobretudo de criação. A afirmação da vida e a ampliação de perspectivas mais potentes são mais interessantes do que a busca da verdade. Quando nos esforçamos para viver apenas a harmonia e a ordem, deixamos de a desarmonia, a desordem, nos fixando num ideal, como a "saúde normal", negando assim o movimento e o fluxo do vir-a-ser.

Nietzsche entende que a tendência para a razão e os ideais acabou priorizando valores superiores à própria experiência, passando a julgar a vida, tomando esta como algo problemático. Foi a busca da verdade e da unidade que negou a aparência, o mundo sentido e experimentado, os afetos e as dores. Influenciando, inclusive, o entendimento que temos de dor e sofrimento na atualidade.

"De fato, assim me aparece agora aquele longo tempo de doença: descobri a vida e a mim mesmo como que de novo, saboreei todas as boas e mesmo pequenas coisas, como outros não as teriam sabido saborear - fiz de minha vontade de saúde, de vida, a minha filosofia..."
(Nietzsche, em 'Ecce Homo')

Dor e o sofrimento não são necessariamente ruins, mas experiências valiosas. A retomada do corpo consiste em filosofar a partir de um corpo, de seus impulsos e afetos. A vida é conflito e turbulência, entre ordem e desordem, paz e caos. O sofrimento não é oposto da saúde, mas parte dela, por isso ele propõe uma reconciliação entre sofrimento e saúde.

A experiência do sofrimento pode potencializar novas maneiras de viver, entendendo a vida como experimentação. Quando afirmamos a vida, em sua ordem e em seu caos, em sua beleza e feiura, em sua harmonia e desarmonia, afirmamos também a saúde e a doença, ampliando nossas potências em favor da experiência, ao invés de evitar a dor podemos fazer algo dela, criando novos modos de vida.

"A doença libertou-me lentamente: poupou-me qualquer ruptura, qualquer passo violento e chocante. Não perdi então nenhuma benevolência, ganhei muitas mais. A doença deu-me igualmente o direito a uma completa inversão de meus hábitos; ela permitiu, ela me ordenou esquecer; ela me presenteou com a obrigação à quietude, ao ócio, ao esperar e ser paciente...(...) — Aquele Eu mais ao fundo, quase enterrado, quase emudecido sob a constante imposição de ouvir outros Eus, despertou lentamente, tímida e hesitantemente — mas enfim voltou a falar. Nunca fui tão feliz comigo mesmo como nas épocas mais doentias e dolorosas de minha vida."
(Nietzsche, em 'Ecce Homo')

É preciso, portanto, perceber e reconhecer o sofrimento, e dessa experiência avaliar o que é bom e o que é ruim para nós mesmos a partir de nossa própria perspectiva. É por meio desta avaliação que percebemos o que nos faz bem e o que não faz. Ao invés de partir de razão ou de uma moral estabelecida, ele propõe avaliar a partir do corpo e dos afetos, permitindo uma revisão dos valores a partir das vivências, de modo a experimentar valores que afirmam a vida em suas contradições.

"Não existe uma saúde em si, e todas as tentativas de definir tal coisa fracassaram miseravelmente. Depende do seu objetivo, do seu horizonte, de suas forças, de seus impulsos, seus erros e, sobretudo, dos ideais e fantasias de sua alma, determinar o que deve significar saúde também para seu corpo. Assim, há inúmeras saúdes do corpo."
(Nietzsche, em 'A Gaia Ciência')

A saúde, para Nietzsche, é uma questão pessoal, de modo que não há uma "saúde em si", ou seja, um conceito que defina o que seja saúde para todos, mas diversas saúdes e doenças para cada corpo. Por isso, não é possível defender que "o saudável é isso ou aquilo", de maneira generalista, pois o que é saudável para uma pessoa pode ser doentio para outra. Não há "uma saúde normal", mas inúmeras saúdes. 


Por Bruno Carrasco.

Referências:
FONSECA, Afonso. História das Psicologias e Psicoterapias Fenomenológico Existenciais. Pedang: Maceió, 2006.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.