Psicopatologia Fenomenológica | Grupo de estudos


O grupo de estudos online em Psicopatologia Fenomenológica tem como intuito possibilitar um diálogo, em dois encontros, sobre uma maneira específica de encarar a psicopatologia, a partir do viés fenomenológico, buscando se aproximar dos sentidos de cada pessoa em sua experiência.

Veremos dois textos introdutórios sobre a temática, ambos propondo um distinto olhar sobre a psicopatologia, contrastando a concepção clássica e tradicional. O primeiro relaciona a psicopatologia como um modo de ser em sua excentricidade, e o segundo apresenta a psicopatologia fenomenológica.

Os encontros serão online, nos dois primeiros sábados de dezembro de 2020, das 10 às 12h, com abertura para trocar ideias e questões. Eles serão gravados, a gravação ficará disponível para quem não puder participar online no dia e horário agendado.

Datas e temas:

05/Dez: Patologia como modo de ser
12/Dez: Psicopatologia fenomenológica
Horário: 10 às 12h (horário de Brasília).

Formato:

O grupo de estudos será online, por meio de videoconferência pelo aplicativo Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Em cada encontro será utilizado um artigo como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor:

Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, professor de filosofia, autor dos livros Existencialismo e Psicologia e Existencialismo e outros temas. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e em Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

Público:

Este grupo está aberto a qualquer pessoa interessada no tema.

Inscrição:

Inscrições encerradas.

Observação:

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc). Para participar é preciso seu endereço de e-mail, onde você receberá o convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.