O que é Fenomenologia? | Aula online


O que é fenomenologia? Como é o método fenomenológico? Quais a diferenças entre a fenomenologia e as filosofias naturalistas e idealistas?

Esta aula apresenta a fenomenologia, suas diferenças para com a metafísica e o positivismo, seu método, e algumas de suas principais características: a intencionalidade, as "coisas mesmas", o papel da percepção, a redução fenomenológica e a correlação entre sujeito e mundo, citando alguns dos principais autores que compõe o pensamento fenomenológico.

Fenomenologia é uma filosofia e um método desenvolvido no início do século XX, que se dedica ao estudo dos fenômenos tal como se apresentam à consciência, deixando entre parênteses qualquer tipo de suposição, teorização ou generalização sobre eles, buscando compreender o modo como as coisas são captadas pela consciência.

Aula gravada:
Duração: 1 hora (em vídeo).
Valor: R$ 40.


Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Metodologia
Esta aula é realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, com citações de livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Professor
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Bibliografia:
ARANHA; MARTINS. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CERBONE, David. Fenomenologia. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
DARTIGUES, André. O que é a fenomenologia? São Paulo: Centauro, 2008.
LIMA, Antônio Balbino, org. Ensaios sobre fenomenologia. Ilhéus, BA: Editus, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
STRUCHINER, Cinthia Dutra. Fenomenologia: de volta ao mundo-da-vida. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia ,  v. 13, n. 2, p. 241-246, dez.  2007.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Tradução: Marco Antonio Casanova. 1 ed. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

Como é uma aula online?
A aula online é como uma aula presencial, porém transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Depois de fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.