O que é Fenomenologia? | Aula online


O que é fenomenologia? Como é o método fenomenológico? Quais a diferenças entre a fenomenologia e as filosofias naturalistas e idealistas?

Nesta aula online vamos conhecer sobre a fenomenologia, suas diferenças para com a metafísica e o positivismo, seu método, e algumas de suas principais características: a intencionalidade, as "coisas mesmas", o papel da percepção, a redução fenomenológica e a correlação entre sujeito e mundo, citando alguns dos principais autores que compõe o pensamento fenomenológico.

Fenomenologia é uma filosofia e um método desenvolvido no início do século XX, que se dedica ao estudo dos fenômenos tal como se apresentam à consciência, deixando entre parênteses qualquer tipo de suposição, teorização ou generalização sobre eles, buscando compreender o modo como as coisas são captadas pela consciência.

Duração: 1 hora.
Meio: YouTube (o link será enviado após a inscrição).
Valor: R$ 20,00.

Ministrada por:
Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, escritor e professor, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós graduado em Ensino de Filosofia e Psicoterapia Existencial Humanista Fenomenológica.

Inscrição:
A inscrição pode ser feita por cartão de crédito, boleto, depósito ou transferência bancária mediado pelo PagSeguro. Para depósito ou transferência direta em conta (NuBank, Caixa ou Banco do Brasil), entre em contato.


Bibliografia:
ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CERBONE, David. Fenomenologia. Tradução: Caesar Souza. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
DARTIGUES, André. O que é a fenomenologia? Tradução: Maria José de Almeida. 10ª ed. São Paulo: Centauro, 2008.
LIMA, Antônio Balbino, org. Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. Ilhéus, BA: Editus, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
STRUCHINER, Cinthia Dutra. Fenomenologia: de volta ao mundo-da-vida. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia ,  v. 13, n. 2, p. 241-246, dez.  2007.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Tradução: Marco Antonio Casanova. 1 ed. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

Como é uma aula online?
A aula online é como uma aula presencial, porém transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Durante a transmissão há uma janela de chat para tirar dúvidas, fazer perguntas e comentários instantaneamente. Assista um trecho de aula online como exemplo.

Depois de fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula. Basta clicar no link no dia e horário para acompanhar a transmissão da aula. Se você não puder acessar no dia e horário combinado, poderá acessar a aula depois pelo mesmo link, que ficará disponível pelo período de seis meses.

Importante:
Se houver algum problema técnico, falta de energia elétrica ou interrupção no serviço de internet, no início ou durante a transmissão, esta será remarcada para outro dia e horário.
O que é Fenomenologia? | Aula online O que é Fenomenologia? | Aula online Reviewed by Bruno Carrasco on 12:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.