Nietzsche - Grupo de estudos

 

Torna-te quem tu és - a filosofia do martelo, da dança e do abismo

Neste grupo de estudos online vamos perpassar os mais destacados temas da filosofia de Nietzsche, filósofo alemão intempestivo, cujas obras inspiraram profundamente a psicologia, a literatura, a arte e o pensamento contemporâneo.

Friedrich Nietzsche foi um pensador inquieto e crítico da cultura ocidental. Conhecido por suas críticas à moral tradicional e à metafísica, e conceitos como a vontade de potência, o eterno retorno, o além-do-homem e a transvaloração dos valores.

Sua escrita aforismática e poética — muitas vezes enigmática, irônica e perturbadora — propõe um exercício constante de reflexão e ação. Nietzsche não oferece respostas, mas questionamentos e provocações para o pensamento e a vida.

Este grupo tem como intuito de apresentar e dialogar sobre os principais conceitos e ideias do filósofo alemão, de forma acessível e instigante, destacando sua força crítica, poética e afirmativa, utilizando como referência alguns textos selecionados.
  

Datas e temas

06/agosto: Introdução ao pensamento nietzschiano
20/agosto: A crise dos valores e o fim da metafísica
03/setembro: Filosofia trágica e vontade de verdade
17/setembro
: A vida como criação e transmutação
08/outubro: Psicologia trágica e afirmação da vida
22/outubro: A perspectiva da grande saúde
05/novembro: Genealogia e vontade de potência
19/novembro: Para a transvaloração dos valores

Quartas-feiras, das 19h às 20h30 (horário de Brasília)
Encontros quinzenais

Inscrição: R$ 80 por mês (correspondente a dois encontros)
Formato: Encontros online (via Google Meet)
Material: Textos de apoio serão enviados previamente por e-mail
Participação: Aberta por vídeo, áudio ou apenas escuta

 

Condução

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta filosófico. Estuda Nietzsche há mais 20 anos, incorporando alguns de seus conceitos na vida e na atuação profissional. Graduado em Psicologia, com licenciatura em Filosofia e Pedagogia, pós-graduação em Ensino de Filosofia, Aconselhamento Filosófico e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial.
 


Referências Bibliográficas 

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2016.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
GRANIER, Jean. Nietzsche. Porto Alegre: L&PM, 2009.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.
MOSÉ, Viviane. Nietzsche hoje: sobre os desafios da vida contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. Petrópolis: Vozes, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos: ou Como se filosofa com o martelo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira. São Paulo: Hedra, 2007.
WOODWARD, Ashley. Nietzscheanismo. Petrópolis: Vozes, 2017.

 

Observação

Não é necessário ter alguma formação prévia para participar, o grupo é para qualquer pessoa interessada em Nietzsche. Recomenda-se a leitura prévia de breves textos, que serão enviados antes de cada encontro.

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Os encontros serão gravados e as gravações enviadas aos inscritos.
Postagem Anterior Próxima Postagem