Introdução à Fenomenologia - Grupo de estudos

Grupo de estudos online sobre uma introdução à Fenomenologia:

Este grupo de estudos se propõe a apresentar, de forma acessível, a perspectiva da fenomenologia enquanto uma atitude ou disposição ante ao fenômeno, que não busca teorizar ou interpretar, mas descrever e compreender suas particularidades, assumindo uma perspectiva crítica e questionadora.

Destinado à estudantes de ciências humanas, de psicologia, psicólogos ou entusiastas pelo tema, que tenham interesse pela abordagem fenomenológica.

Todos os encontros acontecem online conforme as datas e horários descritos abaixo. Não é necessário ter uma formação específica para participar. Os encontros são abertos tanto a profissionais e estudantes de psicologia quanto aos demais interessados nas temáticas. Cada encontro é gravado, a gravação é enviada aos participantes um dia após cada encontro.

Datas e temas:

06/Mar/2024: Introdução à Fenomenologia
13/Mar/2024: Contextualização e crise das ciências
20/Mar/2024: Fenomenologia e mundo-da-vida
27/Mar/2024: Conceitos de Fenomenologia
(quartas-feiras)

Horário e valor:

Horário: 19h às 20h30 (fuso horário de Brasília)
Inscrição: R$ 120 (todos os encontros)



Condutores:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, questionador, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Eduardo Ziegler, psicólogo clínico, cabeludo e entusiasmado. Realizo psicoterapia através da gestalt-terapia, me especializando na área das psicopatologias de base fenomenológica e amplo interesse na filosofia heideggeriana da qual sofro influência.

Veronica Furini, psicóloga e pesquisadora. Graduada em Psicologia e mestranda na mesma área. Realizo psicoterapia de base fenomenológico-existencial, presto apoio em pesquisa, escrita científica e estudos nas seguintes áreas: fenomenologia, existencialismo, gênero & álcool e drogas.

Formato:

O grupo de diálogos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro será utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail, o texto é uma sugestão de leitura, não obrigatória. O grupo é um espaço aberto para a troca de entendimentos e perspectivas, não há necessidade de conhecimentos prévios para a participação.

Referências bibliográficas:

FONSECA RESENDE, G.; AKIRA GOTO, T. Crise nas Ciências e na Psicologia: críticas de Edmund Husserl e de Farias Brito. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, [S. l.], v. 13, n. 23, p. 191–218, 2023.
GUIMARÃES, A. C. Uma aproximação aos conceitos básicos da fenomenologia. Fenomenologia e Psicologia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 138–148, 2013.
SILVA, J. M. DE O. E.; LOPES, R. L. M.; DINIZ, N. M. F.. Fenomenologia. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, p. 254–257, mar. 2008. 
STRUCHINER, Cinthia Dutra. Fenomenologia: de volta ao mundo-da-vida. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia,  v. 13, n. 2, p. 241-246, dez. 2007.
 

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online e os textos referentes a cada encontro. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.