Foucault - Grupo de diálogos

O grupo de diálogos sobre Foucault pretende apresentar uma introdução sobre o filósofo, destacando alguns dos principais temas que ele abordou.

Michel Foucault (1926-1984) é um dos filósofos mais complexos e intrigantes de nosso tempo, que trabalhou temas diversos, como a loucura, o saber, o poder, a sexualidade, o sujeito e a ética; a partir de distintas perspectivas, como a filosofia, a história, a medicina, o direito e as artes.

Em suas obras, possibilitou outros olhares e entendimentos sobre a loucura, as relações de poder, as práticas sexuais e o modo como o sujeito se torna sujeito. Trata-se de uma figura fundamental para adentrar nas múltiplas facetas da filosofia contemporânea.

Neste grupo de diálogos vamos abordar alguns dos principais temas de sua filosofia, iniciando com uma breve introdução sobre seu filosofar histórico e crítico, seguindo para as relações entre loucura e saber, sua análise do poder e o poder disciplinar, e por fim a analítica da subjetivação.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Para cada encontro será utilizado um texto de referência. Os encontros serão gravados e a gravação será enviada para todos os inscritos depois da transmissão.

Datas e temas:

18/Mar/2023: Introdução a Foucault
25/Mar/2023: Loucura e psicologia
01/Abr/2023: Poder disciplinar
08/Abr/2023: Analítica da subjetivação
(aos sábados)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (fuso horário de Brasília)
Inscrição: R$ 90,00 (todos os encontros)


Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de diálogos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail. Para participar não é necessário ter alguma formação específica, este grupo é um espaço aberto para troca de perspectivas, a qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

Referências Bibliográficas:

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Trad.: Beatriz de Almeida Magalhães. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
DÍAZ, Esther. A filosofia de Michel Foucault. Trad.: Cesar Candiotto. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
FOUCAULT, Michel. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 2000.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura: na Idade Clássica. Tradução: José Teixeira Coelho Neto. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. 
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad.: Raquel Ramalhete. 42ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MACHADO, Roberto. Foucault, a Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
YAZBEK, André. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.