Cuidado de si na Filosofia Moderna | Grupo de estudos




cuidado de si envolve um conjunto de pensamentos e práticas consigo mesmo, sugerindo maneiras para se relacionar com a própria existência, com os afetos e com os outros.

Neste grupo de estudos vamos dialogar distintas perspectivas sobre o cuidado de si a partir de filósofos do período Moderno, destacando o modo como propunham lidar consigo mesmo, com as questões subjetivas, com a loucura, com os afetos, entre outras questões.

A cada encontro vamos tratar um tema, iniciando com o elogio da loucura em Erasmo de Rotterdam, em seguida a subjetividade e a autoinvestigação em Michel de Montaigne, a ética dos afetos com Baruch Spinoza, e por fim o antideterminismo de Blaise Pascal.

O grupo é um espaço de estudos, diálogos e trocas de perspectivas entre os participantes. Os encontros acontecem online. Em cada encontro é utilizado um texto de referência, o encontro fica gravado e a gravação é enviada para quem não puder participar no dia e horário agendado.


Datas e temas

05/Fev/2022: Erasmo e o Elogio da Loucura
19/Fev/2022: Montaigne e a Autoinvestigação
05/Mar/2022: Spinoza e a Ética dos Afetos
19/Mar/2022: Pascal e o Antideterminismo
(aos sábados, quinzenal)


Horário e valor

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 80 por mês (dois encontros) ou R$ 150 (todos os encontros).


Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.


Formato

Este grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência do Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Em cada encontro será utilizado um texto de referência, enviado previamente via e-mail.


Observação

O grupo de estudos acontece via Google Meet, disponível em aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.