Leituras em Esquizoanálise | Grupo de estudos

esquizoanálise oferece um conjunto de pensamentos e práticas, a partir de Deleuze e Guattari, que visam possibilitar outros entendimentos e modos de vida.

Este grupo de estudos tem como intuito dialogar sobre textos de Deleuze e Guattari, relacionando temas em Esquizoanálise, entre eles o Anti-Édipo e o Mil Platôs, as máquinas desejantes, a perspectiva rizomática e o corpo sem órgãos.

Vamos trocar perspectivas a partir dos textos e temas sugeridos, dialogar possibilidades e entendimentos, visando dar vazão para as diferenças, possibilitando outras maneiras de agir sobre a vida, na relação ética consigo mesmo e com os outros.

O grupo é um espaço de estudos, diálogos e trocas entre os participantes. Os encontros acontecem online. Em cada encontro é utilizado um texto de referência, o encontro fica gravado e a gravação é enviada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas

09/Fev/2022: Anti-Édipo e Mil Platôs
23/Fev/2022: Máquinas Desejantes
09/Mar/2022: Rizoma - Introdução
23/Mar/2022: Criar para si um CsO
(quartas-feiras, quinzenal)

Horário e valor

Horário: 19h às 20h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 80 por mês (dois encontros) ou R$ 150 (quatro encontros).




Formato

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Textos utilizados

1. Entrevista sobre o Anti-Édipo e Mil Platôs - Conversações (Deleuze)
2. As Máquinas Desejantes - O Anti-Édipo (Deleuze e Guattari)
3. Introdução: Rizoma - Mil Platôs - Vol. 1 (Deleuze e Guattari)
4. Como criar para si um Corpo sem Órgãos - Mil Platôs - Vol. 3 (Deleuze e Guattari)

Observação

O grupo de estudos acontece via Google Meet, disponível em aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.