O Mito de Sísifo | Grupo de estudos


Grupo de estudos online sobre O Mito de Sísifo, de Albert Camus (1913-1960), filósofo, romancista e jornalista franco-argelino, que conviveu com Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Maurice Merleau-Ponty, entre outros expoentes do existencialismo.

O Mito de Sísifo é um ensaio filosófico sobre o absurdo, que trata sobre a gratuidade da vida, o suicídio e o absurdo, onde Camus constata que a vida seria melhor vivida se não tivesse sentido, propondo uma alegre aceitação do absurdo, ao invés de sua negação.

Este grupo de estudos acontecerá em dois encontros, onde conversaremos sobre a obra em duas partes. O primeiro será sobre 'Um raciocínio absurdo', e o segundo sobre 'O homem absurdo' e 'A criação absurda'. Os textos serão enviados previamente por e-mail pelo condutor do grupo.

Os encontros serão online, nos dois primeiros sábados de dezembro de 2020, nos dias 05 e 12, das 15 às 17h, com abertura para trocar experiências, questões e ideias. Os encontros serão gravados, e a gravação será disponibilizada a quem não puder participar online no dia e horário agendado.

Datas e temas:

05/Dez: Um raciocínio absurdo
12/Dez: Homem e criação absurda
Horário: 15 às 17h (horário de Brasília).

Formato:

O grupo de estudos será online, por meio de videoconferência pelo aplicativo Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Em cada encontro será utilizado um artigo como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor:

Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, professor de filosofia, autor dos livros Existencialismo e Psicologia e Existencialismo e outros temas. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e em Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

Público:

Este grupo está aberto a qualquer pessoa interessada no tema.

Inscrição:

Inscrições encerradas.

Observação:

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc). Para participar é preciso seu endereço de e-mail, onde você receberá o convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.