O que é metafísica?


Metafísica é um campo da filosofia que se dedica ao estudo das essências e dos fundamentos das coisas, por meio da razão, buscando as descrições e os conceitos para além de nossas experiências sensíveis. Trata-se de uma investigação filosófica sobre perguntas como: o que é a verdade, a justiça, Deus, o bem, a alma, a beleza? 

Seu estudo se realiza por meio do intelecto, não se baseando na experiência sensível ou sensorial, mas buscando os conceitos puros, que são elaborados por meio da razão, estabelecendo um conhecimento sistemático, onde cada conceito se sustenta por meio de outro, formando um sistema coerente de ideias interligadas.

Aristóteles (385-323 a.C.), filósofo grego da Antiguidade, denominava este campo de estudos de "filosofia primeira", onde relacionava com as ideias que estavam além das questões relacionadas ao mundo sensível, sendo então as questões mais fundamentais da filosofia.

O termo "metafísica" aparece no século I a.C., quando o filósofo grego, Andronico de Rodes, organizou as obras de Aristóteles, colocando suas obras de "filosofia primeira" logo após suas obras sobre a "física", por isso passou-se a utilizar o nome "metafísica", termo que significa "depois", "após" ou "acima" da física.
"Campo da filosofia que trata do 'ser enquanto ser', isto é, do ser independentemente de suas determinações particulares, do ser absoluto e dos primeiros princípios."
(Aranha & Martins, em 'Filosofando', 2009)
Os estudos da metafísica possuem como característica serem mais teóricos do que práticos, buscando as descrições e causas universais, mais distantes dos sentidos para explicar o mundo, as coisas e os seres. Enquanto elaboração de princípios, a metafísica tende a explicar e justificar nossos conhecimentos por meio da argumentação teórica.

A metafísica se relaciona com a ontologia, que busca estudar o ser enquanto ser, independente de suas determinações particulares, ou seja, sua natureza comum, e tudo aquilo que possui de semelhante com os outros seres, e que o define e o categoriza enquanto tal.

Trata-se de um pensamento sobre o abstrato, mais amplo e geral, enquanto imaterial: conceitos e princípios. Uma forma de conhecimento que busca os primeiros princípios e as primeiras causas de todas as coisas, os fundamentos de toda a realidade e de todos os seres. Corresponde ao uso da razão para buscar conhecer as coisas em si, sendo uma investigação filosófica sobre a questão das coisas.
"Metafísica pode também designar a sistematização global dos conhecimentos, tipo de conhecimento racional por conceitos que tem abrangência geral e extrapola o que pode ser dado na experiência atual ou possível, atingindo o que é apenas pensável."
(Oswaldo Giacoia, em 'Pequeno dicionário de filosofia contemporânea', 2006)
Na Antiguidade e na Idade Média, a metafísica esteve mais voltada para preocupações morais, para a definição do ser, e para a busca dos princípios absolutos e eternos. Na Idade Moderna, a metafísica se volta para o sujeito que conhece, valorizando a consciência que pensa e orienta o agir. Na atualidade, as discussões metafísicas giram mais em torno da linguagem, do uso que fazemos dela, o que as palavras explicitam ou ocultam

O entendimento de mundo metafísico começa a aparecer na filosofia de Platão (séc. V a.C.), que apresenta a teoria das ideias, separando o mundo das ideias do mundo das experiências, atribuindo maior valor ao primeiro do que ao segundo. O mundo das ideias corresponde à metafísica, onde ele entendia haver uma ordem e uma ética, e a filosofia deveria alcançar por meio da razão.

Historicamente, a metafísica compreende uma teologia, uma ontologia e uma gnosiologia. Uma separação comumente realizada, a nível didático, é entender a metafísica enquanto filosofia teórica e a ética como uma filosofia prática. Enquanto a metafísica se ocupa da essência da matéria, a ética volta-se para a experiência concreta e a relação entre pessoa e mundo, pessoa e outras pessoas.
"Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são, assim, os temas principais da metafísica, que investiga os fundamentos, as causas e o ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são."
(Marilena Chauí, em 'Convite à filosofia', 2002)
Por conta de seu campo de estudos, a metafísica se opõe às filosofias realistas, empíricas, materialistas e existencialistas, pois não se utiliza de termos como a multiplicidade, a mudança, as aparências, as impressões, as opiniões, as percepções e as imagens. Pelo contrário, a metafísica se restringe ao teórico e ao conceitual.



Fonte:
ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Pequeno dicionário de filosofia contemporânea. São Paulo: Publifolha, 2006.
Temas: