Nota de repúdio ao pronunciamento de Bolsonaro


O projeto ex-isto vem manifestar esta nota de repúdio ao presidente Bolsonaro, que desde sua campanha eleitoral vem atacando a diversidade dos modos de ser e as minorias, exaltando a ditadura militar, a tortura e ofendendo seus opositores de maneira agressiva.

Depois de eleito ele não fez diferente, seu despreparo e sua arrogância estão impressos em suas ações constantemente. Em pouco mais de um ano, ele trocou diversas vezes seus ministros, atacou a mídia, agrediu líderes de outros países, discutiu com aliados e até largou mão de seu partido político.

Está óbvio que ele não possui capacidades diplomáticas muito menos éticas, inclusive o presidente e seus filhos estão envolvidos em diversos escândalos, desde suspeitas de corrupção a ligação com as milícias.

Deixo claro que essa postura não condiz em nenhum sentido com o projeto ex-isto, que valoriza a existência humana em sua diversidade, em suas distintas maneiras de ser, de se expressar e de se colocar no mundo, e que valoriza também o respeito e a consideração pela vida humana.

Seu pronunciamento no dia 24 de março foi totalmente irresponsável, diante de uma pandemia que já matou mais de 30 mil pessoas em diversos países, aumentando a cada dia, todos estão tomando medidas sérias para combater o vírus.

Estamos num momento realmente delicado, onde é preciso cuidar da saúde da população e também da economia, mas seu posicionamento, além de sarcástico e irônico está visando apenas a economia, portanto pode gerar mais mortes e colocar muitas pessoas em risco.

Espero que possamos encontrar saídas diferentes e mais saudáveis para todos, e que nenhum governador ou prefeito siga as sugestões do presidente, já que essas medidas promoveram o aumento da epidemia em outros países. Aqueles que com ele compactuarem serão cúmplices.

Como dizia Jean-Paul Sartre, este é o momento para nos engajar, nos posicionar diante de uma situação que está afetando a vida de tantas pessoas e também a nossa saúde emocional, espero que possamos nos unir na distância e tomar medidas adequadas de precaução, respeitando a vida em todas as suas manifestações.

"Nenhum de nós pode se salvar sozinho. Temos de nos perder juntos, ou nos desembaraçar juntos."
(Jean-Paul Sartre)


Temas: