Verdade: veritas, aletheia e emunah


O que é verdade? Será que há uma verdade única e universal? Será que há apenas uma concepção de verdade? Ou, pelo contrário, coexistem diversas concepções sobre o que seja a verdade, e estes se transformam no tempo?

Há, pelo menos, três entendimentos sobre o que seja 'verdade', que marcam o início do entendimento sobre o mundo. Um deles parte do latim, outro do grego e o último do hebraico.

Nossa tradição ocidental herda um entendimento sobre verdade que se paroxima muito à concepção vinda do latim "veritas", que está relaconada à precisão, à exatidão e ao rigor. Está relacionada a um relato que corresponde aos fatos reais, mas não pertence às coisas, mas a seu enunciado, à linguagem.

Podemos perceber em discursos de verdade, termos como 'veredicto', 'verossímil', 'averiguado', 'verificado', que transmitem a ideia de um juízo estabelecido e legitimado pela ideia de verdade como algo que foi minuciosamente verificado e comprovado, que se relacionam a este sentido.

Por meio deste entendimento de verdade, é possível estabelecer uma distinção entre a verdade e a mentira, onde a mentira estaria relacionado a ideia de falsificação dos fatos, do uso de ideias imaginárias ou enunciados transformados intencionalmente.

No grego, a verdade era chamada de 'aletheia', termo composto por dois elementos: a, que significa negação, e 'lethe', que significa ocultamento. Neste sentido, a verdade no grego seria aquilo que não está oculto, que se opõe o que está encoberto ou escondido.

O entendimento de verdade como aletheia corresponde ao entendimento de que a verdade está nas coisas que aparecem. Esta compreensão fui comentada pelo filósofo alemão Martin Heidegger, por se relacionar com a ideia da fenomenologia, de algo que se mostra, do desocultamento.

Fenômeno é aquilo que aparece, que não se oculta, e a fenomenologia, entende que há vários desvelamentos da coisa que aparece, seja essa um objeto, um indivíduo, um acontecimento. Há vários níveis de desocultamento, e a verdade está justamente no aparecer da coisa, no sentido de aletheia

Já no hebraico, a verdade é chamada de 'emunah', seu significado está mais próximo à ideia de confiança num Deus ou num amigo que cumpre o que promete algo. Esta compreensão evidencia a importância da fidelidade e da honra num pacto feito, aos que não traem a confiança.

A oriem da palavra emunah é a mesma que amém, que significa 'assim seja'. Por conta disso, essa noção de verdade está relacionada a uma crença na esperança, na espera do que foi prometido que será cumprido, se refere a um futuro que será ou acontecerá. 

De uma maneira resumida, pode-se dizer que veritas está mais relacionada a situações que aconteceram, e que por isso podem se dizer tal como foram, aletheia se refere as coisas que são, ou que estão sendo, tal como estão sendo, e emunah se refere as coisas que serão. O que podemos relacionar a ideia de passado, presente e futuro.


Por Bruno Carrasco, psicoterapeuta existencial.

Referência:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
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