Dicas de livros sobre Psicologia

Você se interessa por psicologia, gostaria de estudar e não sabe como começar? Conheça alguns livros introdutórios tanto para estudantes de psicologia como também para interessados na área.

As indicações se iniciam com livros mais introdutórios, indo em direção à obras mais amplas e aprofundadas, todas voltadas para a psicologia de um modo geral, ao invés de um tema ou abordagem específica.



Um livro de caráter introdutório e breve, O que é Psicologia, escrito pela Maria Luiza Teles, oferece uma introdução bem didática sobre a Psicologia, o entendimento do ser humano e algumas de suas principais abordagens, bem como sobre o papel do psicólogo. Faz parte da Coleção Primeiros Passos, que oferece uma leitura agradável, pode ser encontrado facilmente em diversas livrarias e sebos online.

Título: O que é Psicologia.
Autora: Maria Luiza Silveira Teles.
Editora: Brasiliense.




O livro Psicologia: uma (nova) introdução, escrito por Luíz Cláudio Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, traça um panorama sobre o desenvolvimento da psicologia como ciência, relacionando com as principais condições históricas e subjetivas que possibilitaram seu desenvolvimento. Trata-se de um livro breve e crítico, fazendo um estudo sobre a história da constituição da subjetividade privatizada e sua crise, bem como o papel da psicologia enquanto ciência.

Título: Psicologia: uma (nova) introdução.
Autores: Luiz Claudio M. Figueiredo, Pedro Luiz Ribeiro de Santi.
Editora: Educ.




Psicologias é um livro introdutório ao estudo da Psicologia, que apresenta de maneira ampla diversos assuntos que envolvem essa área, como as abordagens teóricas, as áreas de conhecimento, as principais características da profissão e análise de temas cotidianos. É um livro amplamente utilizado em ementas curriculares de cursos superiores de Psicologia no Brasil. Além de seu caráter introdutório, também oferece uma visão crítica sobre a psicologia e sua atuação.

Título: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.
Autora: Ana Bock e outros.
Editora: Saraiva.





O livro Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos é uma obra que decreve o desenvolvimento histórico, cronológico e ideológico da construção da Psicologia como ciência, desde suas bases filosóficas, até seu marco científico na Alemanha do século XIX, apresentando também sua expansão na América do Norte. Apresenta os principais teóricos que sustentaram sua evolução, assim como o trajeto de sua solidificação no Brasil. Oferece indicações para consulta e indica caminhos para o aprofundamento, de acordo com o interesse e a necessidade do leitor.

Título: Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos
Autora: Berenice Carpigiani
Editora: Cengage Learning




O livro História da Psicologia Moderna, escrito por Schultz e Schultz, explora os antecedentes filosóficos e científicos da psicologia moderna. Trata-se de um livro bem amplo e completo sobre as bases da psicologia, onde os autores fazem um resgate dos pensamentos filosóficos anteriores, apresentando como a psicologia foi se estabelecendo como um novo e distinto campo de estudo. Esta obra também compõe boa parte das ementas curriculares dos cursos de Psicologia no Brasil.

Título: História da Psicologia Moderna.
Autores: Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz.
Editora: Cultrix.




O Livro da Psicologia é uma publicação mais direcionada a interessados em psicologia e estudantes de nível introdutório, pois apresenta bem sintética, em linguagem bem acessível, alguns dos principais teóricos da psicologia, bem como suas abordagens. Trata-se de um livro de caráter introdutório e generalista, que pode ser útil para um primeiro contato com o estudo da psicologia.

Título: O Livro da Psicologia.
Autores: Vários autores.
Editora: Globo.




O livro Introdução à Psicologia, escrito por Linda Davidoff, apresenta diversos temas de Psicologia, de maneira bem ampla, num livro de quase 800 páginas. Apresentando a psicologia tanto como uma ciência quanto como uma disciplina especial, comentando sobre as teorias, os diferentes distúrbios psicológicos, fatores biológicos e culturais que influenciam o comportamento, tratados de maneira didática e aprofundada.

Título: Introdução à Psicologia.
Autora: Linda Davidoff.
Editora: Mc Graw Hill.




O Dicionário de Psicologia, escrito por Peter Stratton e Nicky Hayes, facilita o entendimento da terminologia utilizada na área. Este dicionário, com linguagem objetiva e exemplos calcados no uso corrente de cada vocábulo, introduz o leitor nos conceitos básicos da Psicologia. É útil tanto para estudantes quanto para interessados na área.

Título: Dicionário de Psicologia.
Autores: Peter Stratton, Nicky Hayes.
Editora: Pioneira.


Por Bruno Carrasco, psicoterapeuta existencial.
Dicas de livros sobre Psicologia Dicas de livros sobre Psicologia Reviewed by Bruno Carrasco on 14:21 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.