Livros sobre Psicologia

Você se interessa por psicologia? Gostaria de estudar sobre e não sabe como começar? Aqui estão alguns livros introdutórios, indicados para estudantes de psicologia e interessados na área.

As indicações se iniciam com livros mais introdutórios, indo para obras mais amplas e aprofundadas. Todas elas voltadas para a psicologia de modo geral, ao invés de apenas um tema, área ou abordagem específica.



Um livro de caráter introdutório e breve, O que é Psicologia, escrito pela Maria Luiza Teles, oferece uma introdução bem acessível sobre a Psicologia, sobre o entendimento do ser humano e algumas de suas principais abordagens, bem como o papel do psicólogo. Faz parte da Coleção Primeiros Passos, pode ser encontrado sebos e algumas livrarias.

Título: O que é Psicologia.
Autora: Maria Luiza Silveira Teles.
Editora: Brasiliense.



O livro Psicologia: uma (nova) introdução, escrito por Luíz Cláudio Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, traça um panorama sobre a psicologia enquanto ciência, apontando as principais condições históricas e subjetivas que possibilitaram sua constituição. Trata-se de um livro breve e crítico, que apresenta uma breve história da subjetividade privatizada e sua crise, relacionando com a psicologia científica.

Título: Psicologia: uma (nova) introdução.
Autores: Luiz Claudio M. Figueiredo, Pedro Luiz Ribeiro de Santi.
Editora: Educ.



Psicologias é um livro introdutório e amplo sobre a Psicologia, que apresenta de diversos assuntos que envolvem a área, como as abordagens teóricas, as áreas de atuação do psicólogo, temas como desenvolvimento humano, psicologia social, entre outros. É um livro amplamente utilizado em ementas curriculares nos primeiros anos de cursos superiores de Psicologia no Brasil. Além de seu caráter introdutório também oferece uma visão crítica sobre a psicologia e sua atuação.

Título: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.
Autora: Ana Bock e outros.
Editora: Saraiva.



O livro Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos é uma obra que apresenta o desenvolvimento histórico, cronológico e ideológico da construção da Psicologia como ciência, desde suas bases filosóficas, até seu marco científico na Alemanha do século XIX, incluindo também sua expansão na América do Norte. Apresenta alguns dos principais teóricos, assim como o trajeto de sua solidificação no Brasil.

Título: Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos
Autora: Berenice Carpigiani
Editora: Cengage Learning



História da Psicologia Moderna, escrito por Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz, explora os antecedentes filosóficos e científicos que embasaram a psicologia moderna, bem como descreve as principais abordagens que caracterizam a psicologia moderna. Trata-se de um livro bem completo sobre as história da psicologia, onde os autores mostram como a psicologia foi se estabelecendo enquanto um novo e distinto campo de estudo. Esta obra também compõe boa parte das ementas curriculares dos cursos de Psicologia no Brasil.

Título: História da Psicologia Moderna.
Autores: Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz.
Editora: Cultrix.



O Livro da Psicologia é uma publicação mais direcionada a interessados em psicologia e estudantes de nível introdutório, pois apresenta de maneira bem sintética e em linguagem bem acessível alguns dos principais teóricos da psicologia e suas abordagens. Trata-se de um livro de caráter introdutório e generalista, que pode ser útil para um primeiro contato com o estudo da psicologia.

Título: O Livro da Psicologia.
Autores: Vários autores.
Editora: Globo.



O livro Introdução à Psicologia, escrito por Linda Davidoff, apresenta diversos temas de Psicologia, de maneira bem ampla, num livro de quase 800 páginas. Apresentando a psicologia tanto como uma ciência quanto como uma disciplina especial, comentando sobre as teorias, os diferentes distúrbios psicológicos, fatores biológicos e culturais que influenciam o comportamento, que são tratados de maneira didática e aprofundada.

Título: Introdução à Psicologia.
Autora: Linda Davidoff.
Editora: Mc Graw Hill.



O Dicionário de Psicologia, escrito por Peter Stratton e Nicky Hayes, facilita o entendimento da terminologia utilizada na área da psicologia. Este dicionário utiliza uma linguagem objetiva e exemplos embasados no uso corrente de cada vocábulo, introduzindo o leitor aos conceitos básicos da Psicologia. É útil tanto para estudantes quanto para interessados na área.

Título: Dicionário de Psicologia.
Autores: Peter Stratton, Nicky Hayes.
Editora: Pioneira.



Por Bruno Carrasco.