Minicursos

Os minicursos oferecidos pelo EX-ISTO são cursos livres, uma modalidade de educação não-formal, destinada a possibilitar conhecimentos para aperfeiçoamento num tema específico. São realizados em diferentes espaços, dependendo das possibilidades.


Segue abaixo uma lista de temas oferecidos, cada um deles possui carga horária de 3 horas para a realização:

EXISTENCIALISMO E PSICOLOGIA
Apresentação do existencialismo enquanto vertente filosófica e alguns de seus representantes: Kierkegaard, Nietzsche e Sartre. Temas como liberdade, angústia, autenticidade e sentido da vida; e a relação entre o existencialismo e a psicologia.

INTRODUÇÃO AO EXISTENCIALISMO
Introdução ao existencialismo enquanto vertente filosófica que analisa o existir humano em seus aspectos concreto, afetivo e singular, valorizando a liberdade de ser e as particularidades de cada um, seus antecedentes filosóficos e seus principais conceitos.

NIETZSCHE E SUA FILOSOFIA
Conheça os principais conceitos da filosofia de Nietzsche: sua crítica à moralidade e à tradição filosófica, a análise genealógica da moral e das ideias de "bem" e "mal", além de conceitos como: apolíneo e dionisíaco, além-do-homem, vontade de potência e transmutação dos valores.

SARTRE E O EXISTENCIALISMO
Sartre foi o principal representante do existencialismo e um dos maiores pensadores e críticos do século XX. Conheça sua filosofia, sua concepção sobre a existência humana em temas como liberdade, escolhas, angústia, responsabilidade, má-fé, condição humana e sentido da vida.

PSICOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO
Conheça a psicologia, como ela surgiu e se desenvolveu, seus campos de estudo, métodos de trabalho e abordagens terapêuticas. O estudo da psicologia se iniciou na Antiguidade grega, onde os filósofos se questionavam sobre a "psique", ou alma, do ser humano.

FILOSOFIA CLÁSSICA
A Filosofia Clássica corresponde ao período da história onde se inicia o questionamento filosófico, com Tales de Mileto, Pitágoras de Samos, e posteriormente, Sócrates, Platão e Aristóteles. São importantes neste período a filosofia dos pré-socráticos, os sofistas e o período áureo da filosofia, datando entre o século VII a.C. ao século V d.C.

PSICOTERAPIA EXISTENCIAL
A psicoterapia existencial é um procedimento que colabora para compreender melhor a nós mesmos, entendendo nossos sentimentos e pensamentos, de modo a encontrar novos meios de lidar e reagir perante as nossas dificuldades. Sua prática amplia a percepção sobre nós mesmos, nossas potencialidades existenciais de modo a nos tornar autores de nossa própria história.

FENOMENOLOGIA E PSICOLOGIA
Fenomenologia é um método utilizado para compreender as coisas e o ser humano, entendendo este não como um conceito separado do mundo em que vive, mas como um ser em relação. Na psicoterapia, não se trata de se ater somente aos fatos que a pessoa comenta, mas procurar compreender os afetos e os significados que ela estabelece com cada fato que vivencia.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Este minicurso apresenta temas do livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. Propostas pedagógicas em favor da autonomia dos educandos, respeitando seus valores culturais e conhecimentos prévios, considerando a individualidade de cada indivíduo no processo educativo.


Sobre

O minicurso é um curso livre de curta duração, que tem a importante função de introduzir temas, complementar estudos e agregar novos conhecimentos. A atividade de ensino é prevista por lei, como um direito de todos sendo incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento das pessoas.

O Artigo 206 da Constituição Federal de 1988 dispõe que o ensino será ministrado com base em alguns princípios, tal como "a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. Deste modo, essa modalidade de cursos não necessita de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do conselho de educação competente.

Os certificados oferecidos pelos cursos livres representam o comprometimento da pessoa em ampliar seus saberes, porém não conferem títulos, não servindo como habilitação para o exercício de uma profissão e não possem reconhecimento pelo MEC/CAPES.

Para mais informações sobre cursos online, acesse:
Temas: