Minicurso - Existencialismo e Psicologia


Este minicurso apresenta uma introdução ao existencialismo enquanto vertente filosófica; alguns dos principais autores existencialistas, como Kierkegaard, Nietzsche e Sartre; os temas existenciais como a liberdade, a angústia, a autenticidade e o sentido da vida; e a relação entre o existencialismo e a psicologia e psicoterapia existencial.

Temas:

> O que é Existencialismo?
Introdução à filosofia existencialista e contexto histórico
> Filósofos da Existência
Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre
Condições Existenciais
Liberdade, angústia, autenticidade e sentido da vida
Existencialismo e Psicologia
Processo psicoterapêutico na abordagem existencial

Responsável: Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, educador e arteterapeuta, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e especializado em Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

As inscrições foram encerradas, as vagas foram preenchidas, se tiver interesse num próximo minicurso deste tema, favor preencher o formulário clicando aqui.

Data: 27 de janeiro de 2018 (sábado).
Horário: das 13 às 16h.
Local: Wizard Pouso Alegre.
Endereço: Rua Adolfo Olinto, 228, Centro, Pouso Alegre, MG.
Valor: R$ 30,00 (desconto 50% para clientes do Sebo e estudantes da Wizard).
Os certificados serão enviados por e-mail após o término do minicurso.
Vagas limitadas, turma pequena.


Realização:  ex-isto




Mais informações

Existencialismo é uma das correntes filosóficas mais importantes de nosso tempo, corresponde à filosofia contemporânea. Conhecer seus fundamentos e princípios é também compreender melhor os caminhos da filosofia nos dias atuais e suas possibilidades práticas.

A relação entre existencialismo e psicologia promove uma abordagem terapêutica diferenciada das terapias convencionais. Trata-se de uma abordagem que valoriza as singularidades e as potencialidades de cada ser humano, respeitando seu modo de ser.


Objetivo do minicurso

Apresentar o existencialismo como uma vertente filosófica e literária que ainda está presente em nosso cotidiano. Demonstrar a relação entre o existencialismo e a prática da psicoterapia como uma abordagem diferenciada e possível, que ao invés de buscar ajustar a pessoa à um modelo, valoriza as singularidades e diferenças de cada ser humano.
Temas: