Nietzsche - Grupo de diálogos

O grupo de diálogos sobre Nietzsche pretende oferecer uma introdução sobre o filósofo, destacando alguns dos principais temas de sua filosofia.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi filósofo, filólogo, poeta e crítico cultural. Conhecido por suas obras que questionam a moral e a filosofia tradicional, e conceitos como "vontade de potência", "eterno retorno" e "além-do-homem". É um dos pensadores mais importantes de nosso tempo.

Suas críticas sobre os valores, a filosofia da tradição e a metafísica influenciaram diversos filósofos, psicólogos e sociólogos do século XX. Porém, não é um autor fácil de ler, sua linguagem aforismática e poética, por vezes irônica e enigmática, exige uma leitura cuidadosa e atenta.

Neste grupo de diálogos vamos abordar alguns dos principais temas de sua filosofia, comentando brevemente sua biografia e algumas de suas obras, suas críticas à moral, o papel criativo da arte e filosofia trágica, e a transvaloração dos valores, para uma filosofia além de bem e mal.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Em cada encontro será utilizado um texto como referência. Os encontros serão gravados e a gravação será enviada para todos os inscritos depois da transmissão.

Datas e temas:

11/Fev/2023: Nietzsche: vida e obra
18/Fev/2023: Genealogia da moral
25/Fev/2023: Arte e filosofia trágica
04/Mar/2023: Transvaloração dos valores
(aos sábados)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 90,00 (todos os encontros).


Inscrições encerradas

Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta singular, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de diálogos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail. Para participar não é necessário ter alguma formação específica, este grupo é um espaço aberto para troca de perspectivas, dedicado a qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

Referências Bibliográficas:

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
NIETZSCHE, F. Obras Incompletas. Col. "Os Pensadores". Trad. de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.