O que é Loucura - Livro comentado

O livro 'O que é Loucura' oferece uma ótima introdução sobre o tema, apresentando distintos entendimentos e perspectivas a partir da ciência, psiquiatria, culturas antigas e diferentes, senso comum e etnopsiquiatria.

Além disso, traça um breve percurso histórico dos entendimentos e disposições para com a loucura desde o final da Idade Média até o século XX, utilizando como referência a obra 'A História da Loucura', de Michel Foucault.

Nesta atividade, o livro será comentado em seus principais temas: a dificuldade de conceituar a loucura, a relação entre loucura e desvio social, a loucura e a etnologia, a constituição histórica dos saberes e disposições para com a loucura, entre outros.

Trata-se de um livro fundamental para refletir sobre a loucura de maneira ampla e em seus distintos entendimentos, especialmente para quem se interessa por psicologia, psiquiatria, filosofia, ciências humanas e sociais.

Datas e temas

01/Fev: Diferenças conceituais
08/Fev: Loucura ou desvio social?
15/Fev: Loucura e etnopsiquiatria
22/Fev: História da loucura
(quartas-feiras)

Horário e valor

Horário: 19 às 20h (fuso horário de Brasília)
Valor: R$ 75 (todos os encontros).

Formato

O livro será comentado em quatro encontros, citando os principais trechos e dialogando com os participantes presentes sobre os temas. A atividade acontece online, via Google Meet. O livro será enviado em formato ".pdf" via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Inscrição

O valor da inscrição é R$ 75, corresponde aos quatro encontros, o pagamento pode ser feito por Pix ou Boleto, para se inscrever basta clicar no botão abaixo:


Inscrições encerradas

Referência:
FRAYZE-PEREIRA, João. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 2002.

Para dúvidas, entre em contato.