Nietzsche e a Psicologia | Grupo de estudos

Grupo de estudos sobre Nietzsche e a Psicologia, com intuito de refletir e dialogar perspectivas do filósofo acerca de uma psicologia que não nega nem evita o sofrimento, mas o transforma em saúde e afirmação.

O tema da psicologia faz parte de diversos escritos de Nietzsche (1844-1900), porém sua perspectiva se diferencia da ciência psicológica moderna. O filósofo propõe uma psicologia que afirma a vida enquanto vontade criadora, que se apropria da existência e transforma as experiências de sofrimento.

Faremos uma breve apresentação do filósofo, sua vida e pensamento, depois abordaremos alguns de seus conceitos como a grande saúde - uma saúde que se constitui a partir da doença, a vida como vontade criadora - contrário à adaptação e conservação, e por fim a psicologia trágica - que afirma a vida em sua plenitude e seu caos.

Todos os encontros acontecem online de acordo com as datas e horários descritos abaixo. Os encontros são abertos para a troca de ideias e questões. Cada encontro é gravado, e a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:

08/Out/2022: Nietzsche: vida e obra
22/Out/2022: A grande saúde
05/Nov/2022: Vida como criação
19/Nov/2022: Psicologia trágica
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 45,00 por mês (dois encontros) ou R$ 80,00 (todos os encontros).


Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo. O grupo é um espaço aberto para troca de entendimentos e perspectivas entre os participantes, não há necessidade de conhecimentos prévios para a participação.

Referências:

AMORIM, Wellington; MELO, Roberta. Psicologia trágica e afirmação da existência em Nietzsche. Em: Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. Rio de Janeiro: UFRJ, Vol. 9, no 1, 2016.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
FEREZ, Olgária. Nietzsche: vida e obra. Em: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SANTANA, Bruno. Da grande saúde em Nietzsche. Em: Revista Ensaios Filosóficos. Rio de Janeiro: UERJ, Volume VI, 2012
 

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.