Ética de si na Filosofia Contemporânea | Grupo de estudos


A ética de si propõe refletir a filosofia de maneira prática: disposições e maneiras de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Neste grupo de estudos veremos distintas perspectivas sobre a ética de si a partir de filósofos do período contemporâneo, destacando o modo como cada um deles propunha lidar com conflitos, diferenças, sofrimentos, angústia, liberdade, entre outras questões.

Trataremos dos seguintes temas: a existência singular em Kierkegaard, a afirmação da vida em Nietzsche, as escolhas e a angústia em Sartre, a ética como estética em Camus, a prática da liberdade em Foucault, e os processos e fluxos em Deleuze.

Datas e temas

09/Abr/2022: Existência singular em Kierkegaard
23/Abr/2022: Afirmação da vida em Nietzsche
07/Mai/2022: Escolhas e angústia em Sartre
21/Mai/2022: A ética como estética em Camus
04/Jun/2022: Prática da liberdade em Foucault
18/Jun/2022: Processos e fluxos em Deleuze
(aos sábados, quinzenal)


Horário e valor

Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 80 por mês (dois encontros) ou R$ 200 (todos os encontros).


Inscrições encerradas

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.


Formato

Este grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Em cada encontro será utilizado um texto de referência, enviado previamente via e-mail.

O grupo é um espaço de estudos, diálogos e trocas de perspectivas entre os participantes. Os encontros acontecem online. Todos encontros ficam gravados e a gravação é enviada para quem não puder participar no dia e horário agendado.


Observação

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.