O que é Somaterapia?

Exercício de Somaterapia, foto por: João da Mata, 2015

Somaterapia é uma proposta e prática terapêutica-pedagógica revolucionária e anarquista, criada por Roberto Freire, em favor de outros modos de vida e relações libertárias. Seu objetivo é o encontro e a expansão do potencial criativo e espontâneo de uma pessoa, para que ela própria possa, de maneira autônoma, encontrar meios e caminhos para a libertação de seu ser criador e de sua originalidade única.

Sua prática acontece em grupos, visando conhecer o funcionamento de uma pessoa e suas características na relação com o grupo, indo de encontro especialmente com o que cada pessoa tem de único e original, por meio dos exercícios somáticos. Entre os fundamentos teóricos desta terapia estão a Psicoterapia Corporal de Wilhelm Reich, a Gestalt-Terapia de Fritz Perls e a Antipsiquiatria de David Cooper.

A Somaterapia é realizada por meio da vivência terapêutica em grupos autogestionados, num processo pedagógico libertário, onde busca-se substituir as neuroses com as quais a pessoa se defendia por uma saúde bioenergética e política, de modo a enfrentar as formas de autoritarismo de maneira ativa e afirmativa. Essa prática visa possibilitar um ser novo, que não surge pela via do pensamento, mas por meio do corpo, do prazer e da experiência de liberdade.

"Lutamos porque estamos por demais amarrados, porque vivemos em condições de escravidão econômica e de inibição. Enquanto não forem soltas nossas amarras, não poderá triunfar finalmente o desejo de criação sobre o desejo de destruição."
(Roberto Freire, em 'SOMA: Uma terapia anarquista, vol. 2')

Essa terapia possibilita que a pessoa estabeleça um maior contato consigo mesma, por meio de suas experiências somáticas, transformando seu cotidiano de maneira corajosa, assumindo rompimentos necessários para sua libertação, desfazendo laços afetivos falsos e penosos, e indo de encontro à vivência de seu próprio e verdadeiro amor, permitindo-se ao trabalho criativo, ao invés de submisso.

Busca identificar e combater os agentes externos bloqueiam ou impedem a realização da vida. Na soma utiliza-se a ideologia do prazer como saúde e antídoto contra a ideologia do sacrifício, visando desfazer o nó autoritário de nossa formação cultural que exigiu o sacrifício de nossos desejos e vontades em troca de aceitação social.

Entende que a pessoa livre é mais amável, ela rompe com sistemas autoritários e se permite agir em favor de si mesma e das outras pessoas, por meio de relações libertárias e potencializadoras. Todas essas experiências e práticas contrariam o poder das sociedades autoritárias que controlam o corpo das pessoas e enfraquecem o amor, o tesão, a poesia, a dança, a fraternidade e a experiência.

"amar e criar, criar amando e amar criativamente com as pessoas, com a natureza, com o trabalho."
(Roberto Freire, em 'SOMA: Uma terapia anarquista, vol. 2')

Essa nova forma de experienciar as relações não autoritárias que se propõe a prática antiautoritária da Somaterapia, estimula uma experiência de novas formas de amar, viver e criar. Possibilitando que cada um encontre o seu caminho, que é sempre diverso dos outros, exercitando o gosto pela originalidade e autoregulação espontânea, potencializando suas energias  para garantir o direito e a liberdade de amar e criar.

As raízes da Somaterapia são descritas por Roberto Freire como o teatro, a ludoterapia e a política. Os exercícios propostos nesta terapia utilizam como base a expressão corporal e dança moderna. Se aproximando da ludoterapia, também se utiliza de jogos e brinquedos, porém com adultos, para acessarem sua expressão mais lúdica e criativa. Além disso, suas atividades são utilizadas visando a libertação da personalidade, possibilitando o prazer no amor e no exercício da criatividade.

O desbloqueio e o desenvolvimento da criatividade são os objetivos fundamentais da Somaterapia. Por meio de sua prática foi-se constatando que o desbloqueio criativo colaborava para livrar as pessoas das neuroses de uma vida repetida e morna, estimulando a criatividade vital e artística. Os participantes da Somaterapia são geralmente aqueles que buscam por autonomia, independência, liberdade afetiva e criativa.

"a Soma vai produzindo seus efeitos, a compreensão de que é possível ser libertário dentro de um regime autoritário. Descobre também que se pode viver um amor sem dominação e uso do outro, que se pode criar e manter uma família sem pátrio poder e sem chantagens afetivas sobre os filhos, que podemos nos sustentar e sustenta-la em produção individual ou autogestiva associados a companheiros também libertários."
(Roberto Freire, em 'SOMA: Uma terapia anarquista, vol. 2')

Viver é enfrentar o risco e experienciar a liberdade. Uma pessoa saudável entende bem isso, o neurótico não. Quem não quer se entregar a mediocridade da neurose aprende a lutar para ser livre. Quando eliminamos a ação do autoritarismo, encontramos a originalidade de cada vida. Cada ser humano é reconhecido como único em sua diferença. A pessoa se liberta desfazendo os jogos de poder, resgatando sua originalidade.


Por Bruno Carrasco.

Referência:
FREIRE, Roberto. SOMA: Uma Terapia Anarquista. Vol. 2: A arma é o corpo (prática da soma e capoeira). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.