Diferenças entre liberalismo e existencialismo


Como liberalismo e existencialismo tratam sobre a questão da liberdade, algumas pessoas confundem os termos, porém são correntes de pensamento muito diferentes e até bastante antagônicas.

O liberalismo é uma doutrina política e econômica, que sustenta os princípios da igualdade de direitos, da liberdade econômica e individual, da propriedade privada, da participação nas escolhas políticas e do individualismo. É a ideologia que sustenta o sistema capitalista, em suas formas de pensar, agir e sentir, justificando este modelo econômico.

Já o existencialismo é um conjunto de tendências filosóficas sobre a existência humana, entendendo esta não como algo pronto, mas em constante transformação, lançada no mundo e na relação com outras pessoas. Aborda temas como a liberdade de ser, a coexistência, as angústias, solidão, conflitos, entre outros.

Deste modo, podemos pensar que elas se assemelham na questão da liberdade, porém cada uma dessas vertentes possui uma concepção diferente do que significa liberdade. Para descrever melhor as diferenças entre essas duas abordagens pontuarei por tema.

Liberdade para o liberalismo é no sentido de liberdade econômica, o liberalismo se opunha ao absolutismo monárquico em favor dos interesses da burguesia para se livrar do controle do estado sobre a produção de riqueza. Essa liberdade está relacionada ao dinheiro e a oferta de trabalho remunerado.

Para o existencialismo, a liberdade não é no sentido econômico, mas existencial, ou seja, não existe uma pessoa que tenha liberdade e outra que não a tenha, todos somos livres, pois a liberdade consiste em fazer escolhas e fazemos escolhas a todo momento. Inclusive até não fazer escolhas é também uma escolha.

O liberalismo coloca o indivíduo como centro, tornando individuais as razões do fracasso econômico, deslocando essa pessoa de seu contexto e condições sociais, entende que todos possuem as mesmas oportunidades e possibilidades de prosperar economicamente, independente se a pessoa tenha nascido numa família pobre ou rica, se teve bons estudos ou não.

Na concepção existencialista, o indivíduo é um ser no mundo, que faz parte de um período histórico e de um espaço geográfico, sendo este resultado de suas condições históricas e de suas escolhas. Não há como comparar o sucesso e o fracasso entre duas pessoas, cada pessoa é uma e possui diferentes buscas e valores, o que é sucesso para uma pode ser fracasso para outra.

De um modo geral, o liberalismo consiste numa concepção voltada para a questão econômica em favor da livre troca de bens e força de trabalho, já o existencialismo tem sentido da liberdade de ser e de escolher a própria vida, valorizando a singularidade e os diferentes modos de ser.


Temas: