Consulta Filosófica (online)

consulta filosófica é uma atividade de cuidado e reflexão para com a existência, que utiliza a filosofia de maneira prática, em sua relação direta com a vida. As questões e os dilemas de uma pessoa são pensados a partir de um viés filosófico, onde se busca ampliar suas perspectivas e pensar outras maneiras de lidar com angústias, conflitos e sofrimentos.

Não se trata de uma terapia no sentido de um "tratamento", que encaminha a um modelo de "saúde", mas um diálogo que pretende encontrar outras maneiras de perceber e lidar com a própria vida, por meio da reflexão filosófica, que parte dos saberes cotidianos de uma pessoa, de como percebe o mundo, a si mesma e suas relações, bem como seus dilemas, valores e escolhas.

O atendimento se inicia por meio de uma escuta atenta sobre os modos de existir, perceber, se alegrar e sofrer da pessoa que busca o aconselhamento. A partir desta escuta, os temas abordados pelas pessoas são refletidos por meio de saberes filosóficos, visando ampliar as perspectivas da pessoa sobre as questões que está atravessando, assim como encontrar outras maneiras para manejar seus conflitos.

Se estiver num momento de dificuldade de escolhas, podemos tematizar a questão da angústia a partir de Sartre ou Kierkegaard; se está buscando se conhecer mais profundamente, podemos dialogar sobre Sócrates e a busca de seus valores; se busca outros modos de vida ou se libertar de convenções, podemos refletir sobre as críticas de Nietzsche à moral enquanto dispositivo de condução da vida, e assim por diante.

O atendimento visa ampliar perspectivas e entendimentos sobre si, sobre o mundo e as relações, por meio de reflexões filosóficas, dialogando com pensadores como Sócrates, Epicteto, Montaigne, Spinoza, Kierkegaard, Nietzsche, Sartre, Camus, Foucault, Deleuze, entre outros. Não se busca oferecer um guia de como viver ou lidar com seus conflitos, mas refletir as questões existenciais com um viés filosófico.

Os filósofos são mencionados de acordo com as necessidades e circunstâncias de cada pessoa, pretendendo oferecer reflexões que possibilitem pensar sobre seus dilemas por meio de perspectivas amplas. O atendimento não tem a pretensão de resolver problemas ou lidar com patologias, mas dialogar sobre as questões existenciais que atravessam a vida e nos inquietam, de modo a pensar outras maneiras possíveis de reagir e se colocar.

Apesar de não ser uma "terapia", no sentido como o termo é utilizado na área da saúde, sua prática pode gerar resultados terapêuticos, por possibilitar uma revisão sobre o modo como percebemos e nós mesmos, nosso entorno, e o que estamos fazendo de nossa vida, ampliando perspectivas, de modo a encontrar e experimentar outros modos de vida.

Trata-se de uma retomada do uso terapêutico da filosofia, no sentido de uma "medicina da alma" e uma prática de "cuidado de si". A consulta filosófica não se baseia em uma única escola de pensamento, mas utiliza todo o acervo de reflexão filosófica como fonte de análise e reflexão sobre a experiência humana, para encontrar outras maneiras de lidar com a vida.

Nem todas as questões e dilemas da vida necessitam de terapia ou medicamentos, algumas podem ser resolvidas por meio de diálogos e reflexões. A filosofia quando utilizada de maneira prática, possibilita uma maior compreensão sobre nós mesmos, nossas dúvidas e dificuldades. Tomando contato com nossas dificuldades ampliamos os entendimentos sobre nós mesmos, encontrando outras maneiras possíveis de agir.

Sua prática de cuidado habilita uma apropriação de si, tomando contato com sua visão de mundo, emoções e narrativas, bem como de seus sofrimentos e angústias, considerando sua liberdade de ser, pensar e agir. A atividade de reflexão sobre a própria vida pode se tornar um processo constante, que permite um maior reconhecimento de sua situação e afirmando sua singularidade.

Bruno Carrasco, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e em Pedagogia, pós-graduado em Psicoterapia Fenomenológico Existencial, Aconselhamento Filosófico e Ensino de Filosofia. Atua como terapeuta há mais de doze anos, utilizando como referenciais teóricos a fenomenologia existencial, a psicologia crítica, a filosofia da diferença e a não-diretividade.

Para agendar um atendimento, preencha o formulário abaixo: