Cuidado de si na Filosofia - Grupo de diálogos

Este grupo de diálogos tem como intuito abordar a filosofia como uma prática de cuidado de si, de modo a refletir, perceber e vislumbrar outras possibilidades de vida.

O cuidado de si envolve um conjunto de condutas, reflexões e práticas para a saúde do corpo e da alma, revendo a relação consigo mesmo e com os outros. Neste grupo vamos dialogar sobre as práticas de si a partir de distintos filósofos, refletindo meios diversos para lidar com o sofrimento, as expectativas, as frustrações, o desejo e a finitude.

Em cada encontro vamos comentar sobre um filósofo, iniciando em Sócrates sobre o conhecimento de si, em seguida Epicuro e o cuidado da alma por meio do prazer tranquilo, Epicteto e sua sugestão de viver de acordo com a natureza, e por fim a autoinvestigação de Montaigne, que realiza uma observação sobre si mesmo - suas experiências e percepções.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Para cada encontro será utilizado um texto de referência. Os encontros serão gravados e a gravação será enviada para todos os inscritos depois da transmissão.

Datas e temas:

22/Abr/2023: Conhecimento de si em Sócrates
29/Abr/2023: Cuidado da alma em Epicuro
06/Mai/2023: Harmonia e natureza em Epicteto
13/Mai/2023: Autoinvestigação em Montaigne
(aos sábados)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (horário de Brasília)
Meio: Google Meet (online)
Inscrição: R$ 90,00 (todos os encontros)


Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de diálogos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail. Para participar não é necessário ter alguma formação específica, este grupo é um espaço aberto para troca de perspectivas, a qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

Observação:

Após a inscrição você receberá em seu e-mail um link de convite para os encontros online. Basta clicar no link para acessar o grupo no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.