Grupo de estudos em Psicoterapia Existencial


Grupo de estudos online sobre os fundamentos, conceitos, características e atuação da Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

Em cada encontro abordaremos um tema específico, com base num texto previamente enviado pelo orientador. Os encontros serão realizados quinzenalmente, entre os meses de fevereiro a maio de 2020.

Serão oito encontros no total, que acontecerão em consonância com os temas propostos, com abertura para trocar conhecimentos, experiências, tirar dúvidas e relacionar com a atuação prática. As datas estão previamente agendadas para os sábados, das 15h às 17h, na disposição abaixo:

Datas e temas:

15/Fev: Introdução ao Existencialismo
29/Fev: Introdução a Fenomenologia
14/Mar: Fundamentos da Clínica
28/Mar: Características da Psicoterapia
11/Abr: Psicoterapia Existencial
25/Abr: Papel do Terapeuta
16/Mai: Diagnóstico Fenomenológico
30/Mai: Clínica Existencial

Formato:

O grupo de estudos acontecerá online, por meio do aplicativo Hangouts da Google, onde todos os participantes se comunicam por videoconferência, podendo cada participante optar por utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem).

Em cada encontro será utilizado um texto para diálogo, enviado previamente via e-mail em formato pdf. Os textos foram selecionados de acordo com a relevância do tema e dos autores na área da psicoterapia existencial, tendo autores como João Augusto Pompéia, Ana Maria Lopes Calvo de Feijoo, Tereza Cristina Erthal, Daniela Ribeiro Schneider, José Carvalho Teixeira, Antonio Balbino Marçal Lima, entre outros.

Orientador:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e em Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

Público:

O grupo tem como foco psicoterapeutas, professores e psicólogos em formação que se interessam por existencialismo e/ou fenomenologia.

Valor:

O valor para participar do grupo é de R$ 60 por mês. O pagamento da mensalidade vale para dois encontros.

Vagas:

Serão disponibilizadas 9 vagas, a intenção é que seja um grupo pequeno para que possamos trocar conhecimentos e experiências.

Inscrição:

A inscrição consiste no pagamento do valor mensal. Após pago, você terá o direito a participar de dois encontros. Para continuar no mês seguinte basta realizar um novo pagamento. Se não tiver interesse em continuar basta não fazer o pagamento, não há nenhuma taxa de cancelamento.

O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto. Se preferir, o pagamento também pode ser feito por transferência bancária para o NuBankBanco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para utilizar esta modalidade entre em contato solicitando os dados bancários.

Inscrições encerradas

Observação:

O grupo de estudos online será realizado por meio do Hangouts, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc), serviço gratuito da Google de comunicação online que permite a conversa por meio de vídeo ou áudio.

Para participar basta enviar seu endereço de e-mail do Gmail, deste modo, você receberá o convite para os encontros online na data e horário do encontro. Pode ocorrer alguma alteração na data de algum encontro, neste caso os participantes serão avisados com antecedência. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato.