O que é Filosofia Contemporânea? | Aula Online


O que é filosofia contemporânea? Quais os principais filósofos e as vertentes de filosofia na contemporaneidade? Como essas filosofias nos possibilitam compreender melhor nosso tempo?

A filosofia contemporânea compõe uma diversidade de tendências filosóficas que se iniciam no século XIX, seguindo até os tempos atuais. Essas tendências buscam uma maior compreensão sobre questões que perpassam a atualidade, os problemas e as questões de nosso tempo.

Esta aula apresenta brevemente algumas das vertentes de filosofia na contemporaneidade, entre elas o Marxismo, o Existencialismo, a Fenomenologia, a Escola de Frankfurt, as Filosofias Pós-modernas e o Desconstrucionismo.

Aula gravada:
Duração: 1 hora (em vídeo).
Valor: R$ 40.


Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Metodologia
Esta aula é realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, com citações de livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Professor
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Bibliografia:
ABRÃO, Bernadette. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
ARANHA; MARTINS. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
BOTELHO, José F. A Odisséia da Filosofia. São Paulo: Abril, 2016.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
COTRIM; FERNANDES. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
GHIRALDELLI, Paulo. O que é Filosofia Contemporânea. São Paulo: Brasiliense, 2017.
JAPIASSÚ, MARCONDES. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
REZENDE, Antonio. Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

Como é uma aula online?
A aula online é como uma aula presencial, porém transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Depois de fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.