Existencialismo e Fenomenologia | Grupo de Estudos


O grupo de estudos online sobre o Existencialismo e a Fenomenologia tem como intuito explorar os fundamentos e alguns dos principais conceitos dessas filosofias, partindo das vertentes de Jean-Paul Sartre e Merleau-Ponty, além de estudiosos da área.

Em cada encontro abordaremos um tema com base num texto previamente enviado via e-mail, em formato .pdf, pelo coordenador do grupo. Os encontros serão realizados quinzenalmente, online, entre os meses de agosto a novembro de 2020.

Serão oito encontros, que ocorrerão de acordo os temas propostos, com abertura para trocar conhecimentos, experiências, tirar dúvidas e relacionar conceitos. As datas estão previamente agendadas para os sábados, na disposição abaixo:


Datas e temas:

08/Ago: Introdução ao Existencialismo
22/Ago: Existencialismo não é doutrina
05/Set: A constituição do sujeito
19/Set: Sartre e o existencialismo
10/Out: O que é fenomenologia?
24/Out: De volta ao mundo-da-vida
07/Nov: Fenomenologia em Merleau-Ponty
21/Nov: Método fenomenológico

Horários:
Turma 1: 15 às 17h
Turma 2: 10 às 12h


Formato:

O grupo de estudos acontecerá online, por meio do aplicativo Google Meet, de modo que todos os participantes se comunicam por videoconferência, podendo cada participante optar por utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem).

Em cada encontro será utilizado um texto para diálogo, enviado previamente via e-mail em formato pdf. Os textos foram selecionados de acordo com a relevância sobre os temas e levando em consideração o autores destacados na área de estudo.


Coordenador:

Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, escritor e professor, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em 'Ensino de Filosofia' e em 'Psicoterapia Fenomenológico Existencial Humanista'.


Público:

Este grupo tem como foco estudantes de filosofia, psicologia, professores e interessados nas temáticas.


Valor:

O valor para participação do grupo de estudos é de R$ 60 por mês. O pagamento da mensalidade corresponde a dois encontros.


Inscrição:

Inscrições encerradas.


Observação:

O grupo de estudos online será realizado por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc), serviço gratuito da Google de comunicação online que permite a conversa por meio de vídeo ou áudio.

Para participar basta enviar seu endereço de e-mail do Gmail, deste modo, você receberá o convite para os encontros online na data e horário do encontro. Se houver alguma alteração na data ou horário de encontro, os participantes serão avisados com antecedência. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato.