Introdução à Psicoterapia Existencial (aula online)


Aula online sobre uma Introdução à Psicoterapia Existencial, uma terapêutica que visa promover a autopercepção e a emancipação psicológica. Ao invés de oferecer uma "cura" para os sofrimentos mentais ou emocionais, investe na ampliação de possibilidades existenciais.

A psicoterapia existencial propõe rever a nossa existência e o que estamos fazendo dela, se atentando a percepção de nossos sentimentos e ações, incentivando uma autonomia para fazer escolhas valorizando nossas singularidades, em favor de uma abertura a novas experiências, internas e externas.

Esta terapêutica nos convida a enfrentar e superar dilemas e desafios que surgem na vida, assumindo nossa existência mais livremente, ampliando nossas perspectivas com relação a nós mesmos, aos outros e aos contextos, expandindo nossas possibilidades de existir e de nos colocar no mundo.

Temas:
-Fundamentos filosóficos
-Psicoterapia existencial
-Objetivos da terapia
-Postura do terapeuta

Aula online gravada
Valor: R$ 40.


Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento e preenchimento do formulário de inscrição, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Como funciona?
Esta aula é realizada online em vídeo, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências. A aula será gravada e a gravação será enviada para os inscritos depois da transmissão.

Condução
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Bibliografia
GIOVANETTI, José Paulo. A relação terapêutica na perspectiva fenomenológico-existencial. Belo Horizonte, Texto mimeografado, 2007, 14 p.
FEIJOO, Ana Maria L. Calvo. Fundamentos fenomenológico-existenciais para a clínica psicológica. Biblioteca Virtual Fantásticas Veredas, FGR, Belo Horizonte, dez. 2010.
FORGHIERI, Yolanda. Fenomenologia e suas relações com a psicologia. Em: Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
POMPEIA, João Augusto. Uma caracterização da psicoterapia. Em: Revista Daseinsanalyse. São Paulo: Associação Brasileira de Daseinsanalyse, n.9, p. 19-30, dez. 2000.
TEIXEIRA, José A. Carvalho. Introdução à psicoterapia existencial. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 24, n. 3, p. 289-309, jul. 2006.
TENÓRIO, Carlene Maria Dias. A psicopatologia e o diagnóstico numa abordagem fenomenológica–existencial. Universitas Ciências da Saúde, vol. 1, n. 1, p. 31-44. Brasília, 2003.

Como é a aula online?
A aula online acontece como uma aula presencial, transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Após fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Veja um trecho de aula online como exemplo.

Para quem?
Esta aula é aberta a qualquer pessoa que tenha interesse no tema, não é necessária nenhuma formação ou conhecimento prévio.

Se tiver dúvidas, entre em contato.