Perspectivas Fenomenológicas ao Sofrimento Emocional | Mini Curso

No Mini Curso "Perspectivas Fenomenológicas ao Sofrimento Emocional", buscaremos trazer à discussão uma perspectiva distinta sobre o sofrimento emocional, que tem o intuito de humanizar as pessoas que sofrem e buscam um tratamento.

Historicamente, tais pessoas têm sido estigmatizadas e excluídas da sociedade, recebendo um tratamento que não mostra ter eficácia e não as ajuda a reintegrar-se à sociedade. Considerando o pensamento desenvolvido pela fenomenologia-existencial, busca-se refletir sobre o sofrimento emocional desde outra perspectiva, diferente da trazida pela psiquiatria tradicional.

Começaremos apresentando a psiquiatria fenomenológica e as contribuições de Karl Jaspers com seu método biográfico, de Eugène Minkowski, responsável por articular a filosofia com a psicopatologia, e a Daseinsanalyse, tanto a desenvolvida por Ludwig Binswanger quanto a de Medard Boss.

Continuaremos com a discussão trazida pela Antipsiquiatria, que, fundamentada nas ideias de Jean-Paul Sartre, traz reflexões muito valiosas através de Ronald D. Laing e David Cooper. Mostraremos como tais ideias desembocam na Psiquiatria Democrática Italiana, importante movimento que incita diferentes reformas no tratamento do sofrimento psíquico, especialmente a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Temas:

1) Psiquiatria Fenomenológica
Karl Jaspers, Eugène Minkowski, Ludwig Binswanger, Medard Boss.
2) Antipsiquiatria
Jean-Paul Sartre, Ronald D. Laing, David Cooper.
3) Psiquiatria Democrática Italiana
4) Reforma Psiquiátrica Brasileira

Duração: 3 horas (com certificado).
Valor: R$ 70,00


Professora:

Thais de Sá Oliveira, Psicóloga clínica, Doutoranda em filosofia pela UBI - Portugal, Mestre em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial pelo IFEN, diretora do Instituto Exsistentialis, Docente na especialização em Psicologia Clínica Existencialista Sartreana do NUCAFE, Membro da Associação Latinoamericana em Psicologia Existencial (ALPE), Autora do livro 'A Ontologia Fenomenológica e a Literatura: Reflexões a partir de dois modos de expressão em Jean-Paul Sartre' e de diversos artigos científicos sobre psicoterapia fenomenológico-existencial e o pensamento de Jean-Paul Sartre.


Inscrição:

Para se inscrever no Mini Curso, basta fazer o pagamento via pix para psicothaty@hotmail.com, e enviar um e-mail de confirmação.