Abordagens Decoloniais | Grupo de estudos

Grupo de estudos em Introdução às Abordagens Decoloniais - Para que deixemos de sustentar um universo, e passemos a cultivar o pluriverso!

Como aprendemos a pensar? A quem é permitido pensar? O que entendemos por razão? Como se interligam as noções de razão e humanidade? Quais as narrativas que nos fundam? O que são narrativas universais? O que são narrativas pluriversais? Que portas e janelas abrimos quando pensamos? Que muros e barreiras erguemos quando pensamos? Como é possível afirmar a coexistência de saberes e povos?

Essas são perguntas que orientam o nosso grupo de estudos. Perguntas que nos ajudam a refletir sobre a dimensão do invisível e suas facetas, considerando que o que foi invisibilizado na história do pensamento moderno produz a morte de povos, corpos e conhecimentos! 

O objetivo do grupo é seguir as trilhas dos saberes e práticas que revelam o sentido único do conhecimento hegemônico que se orienta para benefícios apenas de uma parte da humanidade, se esquecendo dos sujeitos coloniais. Por isso trilhar, seguir as flechas e sentir os tambores que confrontam o fato colonial e suas consequências. A partir das re-existências que afirmam a diversidade e pluriversalidade. 

Criando um espaço de reflexão e troca de experiências e saberes, daremos importância às perguntas que emergem das experiências vividas dos sujeitos negados e produzidos como ausentes na modernidade e na afirmação da condição de "exterioridade" que se revela, se auto-apresenta e se afirma na construção de mundos outros, para além da dinâmica de atualização dos discursos e práticas coloniais. 

Isso tanto para des-ocultarmos a dinâmica de opressões, expropriações, explorações que se constituem na modernidade, quanto para afirmarmos outras formas de produção de conhecimento. Seguiremos pelas frestas, pelas fissuras e gretas coloniais. Em roda, no encantamento e envolvimento que tecem criativamente nossas próprias referências como seres produtores de conhecimento e sentidos de humanidade.

Datas e temas

06/Nov: Por que decolonizar?
13/Nov: Colonialidades: tempo, espaço e o outro
20/Nov: Filosofias não coloniais
27/Nov: Caminhos decoloniais e interculturalidades
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor

Horário: 17 às 19h (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 130 (todos os encontros).


Condutora

Letícia Garroni, jurista, filósofa, pesquisadora e educadora. Bacharel em Filosofia e Direito, Mestra em Direitos Humanos e Direito Internacional, Doutora em Direitos Humanos e Direito Internacional. Pesquisadora das Alternativas Decoloniais. Na contínua dança do Ser, saltando do sintético ao orgânico.
 

Formato

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo. Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.