Introdução à Esquizoanálise | Grupo de estudos


A esquizoanálise oferece um conjunto de perspectivas e práticas, a partir do pensamento de Deleuze e Guattari, que possibilita outras formas de vida.

Este grupo de estudos tem como intuito dialogar sobre a Esquizoanálise, destacando alguns de seus fundamentos introdutórios. Os primeiros encontros foram sobre a vida não-fascista, a filosofia da imanência, o desejo enquanto produção e o corpo sem órgãos. Os próximos serão sobre o pensamento nômande, a cartografia, a desterritorialização e o mal-estar na diferença.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro será utilizado um texto de referência, onde sugere-se a leitura prévia para os diálogos. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Obs.: este grupo aconteceu entre agosto à novembro de 2021.

Datas e temas

14/Ago: Uma vida não-fascista
28/Ago: Filosofia da imanência
11/Set: Desejo enquanto produção
25/Set: Corpo sem órgãos
16/Out: Pensamento nômade
30/Out: Cartografia
13/Nov: Desterritorialização
27/Nov: Mal-estar na diferença
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 70 por mês (dois encontros) ou R$ 130 por quatro encontros.


Formato

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, cursando aconselhamento filosófico.

Textos utilizados

1. Introdução à vida não-fascista - Michel Foucault
2. Um novo saber e uma nova filosofia: a imanência e a esquizoanálise - Raquel Ferreira
3. D de Desejo: o que é desejo para Deleuze - Abecedário Deleuze
4. Corpo sem órgãos e produção da singularidade - Regina Schöpke
5. A esquizoanálise como filosofia da diferença e pensamento nômade - Márcio Costa
6. Cartografar é traçar um plano comum - Kastrup e Passos
7. Desterritorialização / reterritorialização - Enes e Bicalho
8. O mal-estar na diferença - Suely Rolnik

Observação

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.