Fenomenologia | Grupo de estudos


Grupo de estudos online sobre a Fenomenologia, uma atitude que visa tomar contato com as experiências tal como acontecem, sem teorizações ou objetivações.

No primeiro encontro faremos uma introdução geral sobre a fenomenologia, o segundo será sobre a distinção entre o mundo da ciência e o mundo-da-vida, no terceiro trataremos alguns de alguns conceitos como fenômeno, objeto, redução fenomenológica, intuição e percepção, no último abordaremos a intencionalidade de Brentano e a fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty.

Todos os encontros acontecem online, conforme as datas e horários abaixo, em cada encontro será utilizado um texto de referência, onde sugere-se a leitura prévia para os diálogos. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas

16/Out: O que é Fenomenologia?
30/Out: Volta ao mundo-da-vida
13/Nov: Conceitos básicos
27/Nov: Brentano, Husserl e Ponty
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor

Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 120 (todos os encontros).

Formato

Este grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência do Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro será utilizado um texto de referência, enviado previamente via e-mail.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, cursando aconselhamento filosófico.

Textos referência

1. O que é Fenomenologia? - Antonio Balbino Marçal Lima
2. Fenomenologia: de volta ao mundo-da-vida - Cinthia Struchiner
3. Uma aproximação aos conceitos básicos da fenomenologia - Aquiles Guimarães
4. Noções Básicas de Fenomenologia - Georges Boris

Observação

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.