Cuidado de si na Filosofia Antiga | Grupo de estudos


O cuidado de si envolve um conjunto de condutas para a saúde do corpo e da alma, na relação consigo mesmo e com os outros, uma arte da existência.

Neste grupo de estudos vamos dialogar sobre as práticas de cuidado de si presentes na Filosofia Antiga, como os filósofos propunham lidar com o sofrimento, as expectativas, as frustrações, os desejos, a morte, a perda, entre outras questões da vida.

Em cada encontro vamos tratar sobre um filósofo, iniciando com Sócrates sobre o conhecimento de si, em seguida Epicuro e a busca do prazer tranquilo, Epicteto e sua proposta de viver de acordo com a natureza, e por fim a perspectiva de Sêneca com relação a medicina da alma.

Os encontros acontecem online, nas datas e horários abaixo, em cada encontro será utilizado um texto de referência, enviado previamente aos participantes. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.


Datas e temas

09/Out: Sócrates e o conhecimento de si
23/Out: Epicuro e o prazer tranquilo
06/Nov: Epicteto e a ética da natureza
20/Nov: Sêneca e a medicina da alma
(aos sábados, quinzenal)


Horário e valor

Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 70 por mês (dois encontros) ou R$ 130 (todos os encontros).


Formato

Este grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência do Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Em cada encontro será utilizado um texto de referência, enviado previamente via e-mail.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, cursando aconselhamento filosófico.

Textos referência

1. Apologia de Sócrates - Platão 
2. A Ética de Epicuro: um estudo da Carta a Meneceu - Táuria Gomes
3. Cinco diatribes de Epicteto sobre razão e loucura - Aldo Dinucci
4. O ideal da consolação e a paixão pela morte - Paulo da Silva

Observação

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.