Saúde ou Autocobrança? (aula online)


A aula online sobre Saúde ou Autocobrança? Apresenta uma reflexão crítica sobre o modo como a saúde nos é apresentada atualmente, enquanto um projeto de eficiência de si numa lógica de produção neoliberal.

Nunca se falou tanto em saúde mental, dietas, cuidados com o corpo e terapias. Mas que saúde é essa? Como ela se configura, ou melhor, como ela nos configura? Vamos conversar sobre a relação entre saúde e autocobrança a partir do filósofo Byung-Chul Han, autor da Sociedade do Cansaço, que analisou os efeitos colaterais do discurso motivacional e da eficiência de si.

Serão abordados os seguintes temas: saúde e práticas de si na contemporaneidade; discurso motivacional e autocobrança; entendimento de "saúde" enquanto uma série de ações, regras, horários e atividades a serem cumpridas; frustração e sentimento de fracasso quando não conseguimos cumprir as metas e os objetivos.


Aula online:
Data: 05 de junho de 2023 (segunda-feira).
Horário: das 19h às 20h (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 40.



Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Como funciona?
Esta aula é realizada totalmente online em vídeo, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências. A aula será gravado e a gravação será enviada para os inscritos depois da transmissão.

Condução
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta singular, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Bibliografia
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
CZERINA; MACIEL; OVIEDO. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyné, 2020.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Sociedade Paliativa: a dor hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

Como é a aula online?
A aula online é como uma aula presencial, transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Após fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.

Se tiver dúvidas, entre em contato.
Temas: