Sociedade do Cansaço - Livro comentado

Sociedade do Cansaço faz uma análise dos efeitos colaterais do discurso motivacional, apresentando uma técnica de coerção presente em nosso tempo: a violência emocional, que estimula as pessoas a se cobrarem cada vez mais eficiência, tornando constantes vigilantes e controladores de suas ações.

De acordo com Byung-Chul Han, o lema "eu consigo" está gerando um aumento de doenças psíquicas como depressão, transtornos diversos, hiperatividade e burnout. Este livro nos instiga a refletir sobre as relações sociais e de trabalho no momento atual, sobretudo como afetam nossa mente e emoções.

Nesta atividade, o livro será comentado em seus principais temas, uma obra fundamental para refletir sobre a atualidade, especialmente como somos afetados pelo discurso da constante superação de si, e pelas "curtidas" nas redes sociais, que nos geram cada vez mais autocobrança e sentimento de fracasso.


Datas e temas

05/Abril: Violência neuronal
12/Abril: Tédio profundo
19/Abril: "Prefiro não"
26/Abril: O esgotamento
(quartas-feiras)

Horário e valor

Horário: 19h às 20h (horário de Brasília)
Valor: R$ 70 (todos os encontros)



Formato

O livro será comentado em quatro encontros, abordando seus principais temas e dialogando com os participantes presentes. A atividade acontece online, via Google Meet. O livro será enviado em formato ".pdf", via e-mail, para os participantes do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Inscrição

O valor da inscrição é R$ 70, que corresponde aos quatro encontros, o pagamento pode ser feito por Pix ou Boleto. O grupo é aberto a qualquer pessoa interessada no tema.



Referência:
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

Para mais informações ou se tiver dúvidas, entre em contato.