Psicologia Crítica | Grupo de estudos

O grupo de estudos em Psicologia Crítica tem como intuito colocar em questão alguns dos pressupostos que fundamentam a psicologia enquanto ciência, refletindo sobre os intuitos morais, ideológicos e disciplinares que atravessam seus saberes e práticas.

Vamos dialogar sobre as implicações do positivismo na psicologia, que busca explicar e classificar os comportamentos, a noção de "normalidade" e seus interesses ideológicos, o uso a psicologia como controle social, e as relações entre a moral e intervenção psicológica, onde o "tratamento" aparece como uma adequação a um modo de vida específico.

Passaremos por temas da perspectiva crítica em psicologia, como a antipsiquiatria e sócio-histórica, apontando questões sobre os valores e a ideologia, a coisificação das pessoas, o culto da normalidade, a depreciação do desvio e os questionamentos sobre a noção de "doença mental" e a relatividade cultural, mencionados por autores como Thomas Szasz, Ervin Goffman e Ronald Laing.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Em cada encontro será utilizado um texto de referência, onde sugere-se a leitura previamente. Os encontros são gravados e a gravação será enviada para quem não puder participar no dia.

Datas e temas:

26/Nov/2022: Críticas ao positivismo
03/Dez/2022: Normalidade e ideologia
10/Dez/2022: Psicologia e controle social
17/Dez/2022: Moralidade e tratamento
(aos sábados)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 90 (todos os encontros).


Formato

O grupo de estudos acontece online, via Google Meet, onde é possível participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail. Para participar não é necessário ter alguma formação específica, o grupo de estudos é um espaço aberto para diálogos e troca de perspectivas, para qualquer pessoa que tenha interesse no tema.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Referência Bibliográfica

HEATHER, Nick. Perspectivas Radicais em Psicologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

Observação

O grupo de estudos acontece via Google Meet, disponível em aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.