Psicologia Crítica | Grupo de estudos

O grupo de estudos sobre Psicologia Crítica tem como intuito colocar em questão alguns dos pressupostos que fundamentam a psicologia enquanto ciência, refletindo sobre os intuitos morais, ideológicos e disciplinares que atravessam seus saberes e práticas.

Iniciaremos uma breve revisão da história da psicologia, apontando seus interesses escusos, vamos problematizar a distinção entre normal e patológico, loucura e diferença, por fim será destacado o entendimento da loucura como criação da psiquiatria moderna.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro será utilizado um texto de referência, onde sugere-se a leitura prévia para os diálogos. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia.

Para participar não é necessário ter formação em psicologia, o conteúdo deste grupo de estudos é direcionado a qualquer pessoa interessada nos temas. O grupo de estudos é um espaço aberto de troca, diálogos e construção coletiva de saberes.

Datas e temas:

12/Mar/2022: Perspectiva Crítica
26/Mar/2022: Normal e Patológico
09/Abr/2022: Loucura ou Diferença? 
23/Abr/2022: Fabricação da Loucura
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor:

Horário: 15h às 16h30 (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 80 por mês (dois encontros) ou R$ 150 (todos os encontros).


Formato

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico.

Indicações Bibliográficas

BOCK; GONÇALVES; FURTADO (orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
COOPER, David. Psiquiatria e Antipsiquiatria. Tradução: Regina Schnaiderman. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.
FIGUEIREDO; SANTI. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: Educ, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura: na Idade Clássica. Tradução: José Teixeira Coelho Neto. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
FRAYZE-PEREIRA, João. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 2002.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte: Âyné, 2020.
OBIOLS, Juan. Psiquiatria e antipsiquiatria. Rio de Janeiro: Salvat, 1981.
SERRANO, Alan Indio. O que é Psiquiatria Alternativa. São Paulo: Brasiliense, 1992.
SZASZ, Thomas. A Fabricação da Loucura. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.

Observação

O grupo de estudos acontece via Google Meet, disponível em aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.