Atividades ex-isto

Entre as atividades oferecidas pelo ex-isto estão os grupos de estudo, as aulas online, os cursos online e as oficinas de diálogo. Todas acontecem online.

Os grupos de estudo tem como intuito de possibilitar o encontro de pessoas interessadas num tema específico para dialogar sobre, mediado pelo condutor. Cada encontro há um texto para leitura prévia, de 10 a 20 páginas, de um autor referência no assunto.

Durante os encontros, o condutor do grupo apresenta o tema, faz a leitura e comenta sobre alguns trechos do texto, abrindo para diálogo com os participantes, onde trocamos perspectivas sobre o assunto abordado, não com o intuito de concluir, mas para ampliar entendimentos possíveis.

Trata-se de uma atividade interessante para conhecer pessoas interessadas num tema específico, praticar a leitura e trocar ideias sobre. Alguns temas abordados em grupos de estudos são: Fenomenologia, Existencialismo, Nietzsche, Loucura, Foucault, entre outros.

As aulas online são aulas avulsas sobre um tema específico, preparadas e apresentadas pelo professor com caráter mais expositivo, porém com espaço para diálogo aos que acompanham a transmissão online, por meio de uma caixa de texto.

Todas as aulas ficam gravadas e podem ser acessadas depois de sua transmissão. Cada aula é elaborada a partir de diversos textos, onde não há necessidade de leitura prévia. As aulas são apresentadas por meio de vídeo e slides.

Os cursos online compõem um conjunto de aulas sobre um assunto específico, composto geralmente por quatro aulas, que apresentam uma sequência e continuidade. Os cursos ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento, oferecendo certificado simples.

Já as oficinas de diálogos possuem o intuito de possibilitar uma relação prática com a filosofia, apresentando um tema específico de um filósofo em sua relação com a vida, num grupo pequeno de participantes, onde o mediador faz uma breve apresentação e abre para trocar experiências e perspectivas.

O foco das oficinas de diálogos são justamente os diálogos, a apresentação do mediador é breve para que seja possível se aprofundar nas trocas entre os participantes, sobre como cada tema é recebido e experimentado para cada pessoa. As oficinas não são gravadas pois o intuito é trocar experiências pessoais durante os encontros.


Para mais informações acesse: