Lançamento do livro - "Existencialismo e Psicologia"


Lançamento do livro "Existencialismo e Psicologia", de Bruno Carrasco, no Sebo São Darwin, dia 23 de junho (sábado), às 14h.

No lançamento teremos a presença do autor para conversar sobre o livro e um "cafézin" e pão de queijo para acompanhar!

Este livro trata sobre o existencialismo, sua relação com a psicologia e a prática da psicoterapia existencial. No dia do lançamento o livro sairá com desconto, por R$ 25,00.

Agradeço o apoio do João Marcos, do Sebo São Darwin, e do Rafael Andrade, advogado, para a impressão deste livro e do lançamento do mesmo.

Lançamento do livro "Existencialismo e Psicologia"
Data: 23 de junho de 2018
Horário: 14h
Local: Sebo São Darwin
Endereço: Trav. Evaristo da Veiga, 12, loja 2
Centro, Pouso Alegre, MG
Gratuito


O livro inicia com uma introdução à filosofia da existência, descrevendo o existencialismo e suas bases filosóficas. Em seguida há uma apresentação de quatro filósofos da existência: Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. Depois são detalhados temas existenciais como a liberdade, a angústia, a solidão, a finitude, a autenticidade e o sentido da vida. E por fim, é feita uma relação entre o existencialismo com a psicologia e a prática da psicoterapia existencial.

Conteúdo

  • Existencialismo: O que é existencialismo, Bases Filosóficas, Heráclito de Éfeso, Filósofos Sofistas, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Materialismo Histórico, Filosofias Pós-Modernas, Existencialismo e Ciência;
     
  • Filósofos da Existência: Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Outros Autores;
     
  • Temas Existenciais: Concepção de Ser Humano, Liberdade de Ser, Existência ou Essência, Ser-no-mundo, Subjetividade e Singularidades, Angústia Existencial, Solidão, Diferenças entre as pessoas, Interpretação e Conflitos, Existir e Coexistir, Felicidade, Limites e Possibilidades, Projeto Existencial, Morte e Finitude, Autenticidade, Sentido da Vida;
     
  • Psicoterapia Existencial: Sobre a Psicologia, Diferentes Abordagens, Filosofia e Ciência, As Dores de Existir, Psicoterapia, Normalidade e Loucura, Loucura como Transformação, Psicoterapia Existencial, Fenomenologia, Fenomenologia e Psicoterapia, A terapia existencial não é técnica, Análise Existencial, Psicoterapia como Abertura, Psicoterapia sem Julgamentos;
     
  • Indicações: Filmes com temas Existenciais, Livros Consultados. 

Autor

Escrito por Bruno Carrasco, fenomenólogo, escritor e professor, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas'. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Capa

A arte da capa foi gentilmente cedida por Leticia Sayuri, artista plástica, com sua obra "Existencialismo, otra vez", grafite em papel, de 2014.