Filmes para refletir a existência

Indicações de filmes que possibilitam reflexões sobre a existência em diferentes contextos, retratando distintas condições e situações, possibilitando perceber melhor a nós mesmos e o que fazemos de nossa vida...


CLUBE DA LUTA (1999)

Jack é um executivo que vive entre o trabalho e o consumo, porém percebe lhe falta algo, sofre de insônia e busca diferentes meios para lidar com seus sentimentos. Em uma de suas viagens a trabalho conhece Tyler Durden, juntos eles criam o "Clube da Luta", onde as pessoas se encontram para lutar. O filme, dirigido por David Fincher, é baseado no livro de Chuck Palahniuk e traz reflexões sobre a existência e os valores da sociedade de consumo.



BARAKA (1992)

Um mundo além das palavras, Baraka pode significar o sopro ou a essência da vida. O filme não tem praticamente nenhuma fala, foi feito com imagens captadas em 24 países nos seis continentes do globo, buscando traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra, em seus distintos modos de ser e se expressar. Dirigido por Ron Fricke.



O SHOW DE TRUMAN (1998)

Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que vive uma vida "perfeita" com seu emprego e sua família, até que alguns incidentes vão revelando o mundo em que vive não passa de uma mentira. Ele então percebe que sua vida está sendo filmada 24 horas por dia, sendo ele a principal estrela de um programa de TV, uma espécie de reality show da vida real apresentado para todo o mundo. Dirigido por Peter Weir, com roteiro de Andrew Niccol.



ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (1998)

O filme apresenta uma sociedade futura organizada sob um governo totalitarista e um sistema de castas, onde as pessoas não tem controle sobre suas vidas e seus destinos. A vontade não é livre, sendo apenas por condicionamento, as dores são controladas por meio de drogas distribuídas gratuitamente. Um cidadão chamado Bernad Marx conhece um "selvagem" (uma pessoa que vive fora dessa sociedade), e procura entender o condicionamento em que está inserido, indo contra esse sistema. Filme baseado no livro de Aldous Huxley.



PINK FLOYD: THE WALL (1982)

Um roqueiro isolado num quarto de hotel relembra diversos momentos críticos de sua vida, o filme apresenta o sofrimento de suas memórias com imagens e efeitos. Não há diálogos convencionais para conduzir a narrativa, cada uma de suas dolorosas memórias se torna um tijolo no muro, que vai sendo construindo em torno de seus sentimentos. Filme dirigido por Alan Parker, com roteiro de Roger Waters, baseado no disco "The Wall" da banda inglesa Pink Floyd.



NA NATUREZA SELVAGEM (2007)

Após concluir seu curso universitário, Christopher McCandless abre mão de seus bens materiais, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca buscando vivenciar uma autêntica aventura. Ao longo do caminho ele conhece diferentes pessoas e se depara com circunstâncias adversas, experimentando a vida, seus prazeres e suas dificuldades, convivendo com a natureza e lidando com seus desafios materiais e existenciais. Dirigido por Sean Penn, o filme é baseado numa história real contada no livro de Jon Krakauer, com trilha sonora de Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder.



MELHOR É IMPOSSÍVEL (1997)

Um escritor romancista anti-social, neurótico obsessivo-compulsivo vive novas experiências quando se apaixona por uma garçonete e aceita cuidar o cachorrinho de seu vizinho que é pintor e homossexual. Aos poucos ele vai percebendo novos modos de ser e de se relacionar por meio da convivência com as pessoas. Comédia dirigida por James Brooks, com Jack Nicholson.


E aí, se interessou em algum desses filmes?
Se quiser ver outras indicações de filmes, clique aqui.

Por Bruno Carrasco.
Temas: