Antipsiquiatria | Grupo de estudos

Grupo de estudos sobre Antipsiquiatria, um conjunto de perspectivas que criticam os fundamentos da psiquiatria tradicional de matriz biomédica, propondo outros olhares sobre o sofrimento emocional.

Enquanto movimento, a antipsiquiatria critica a extensa classificação psiquiátrica de transtornos mentais, que categoriza as pessoas a partir de transtornos psíquicos, a estigmatização do doente mental, o abuso de psicofármacos e o internamento involuntário.

Contrariando a psiquiatria tradicional, oferece um olhar diferenciado para o sofrimento emocional, não entendendo como resultante meramente de reações químicas e biológicas, mas de relações familiares, sociais, subjetivas, históricas e econômicas.

Neste grupo de estudos veremos uma introdução sobre as noções fundamentais da Antipsiquiatria, a partir de alguns de seus principais representantes: David Cooper e Thomas Szasz, relacionando com autores que questionam a perspectiva médica tradicional, como Georges Canguilhem.

Datas e temas:

13/Ago/2022: Psiquiatria e antipsiquiatria
27/Ago/2022: O normal e o patológico
10/Set/2022: A fabricação da loucura
24/Set/2022: Psiquiatria alternativa
(aos sábados, quinzenal)

Horário e valor:

Horário: 10h às 11h (fuso horário de Brasília).
Inscrição: R$ 45,00 por mês (dois encontros) ou R$ 80,00 (todos os encontros).


Condutor:

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em psicoterapia fenomenológico existencial, ensino de filosofia e aconselhamento filosófico.

Formato:

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo. O grupo é um espaço aberto para troca de entendimentos e perspectivas.

Observação:

Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar no dia e horário combinado. Se tiver dúvidas, entre em contato.