História da Loucura | Grupo de Leitura

Grupo de leitura e diálogos sobre a História da Loucura, de Michel Foucault.

A História da Loucura é uma importante obra, referência para a medicina, psicologia e psiquiatria, onde o filósofo Michel Foucault aponta as mudanças do entendimento e disposição para com a loucura entre o final da Idade Média ao início do século XIX.

Neste livro, Foucault destaca como a loucura se tornou um objeto de estudo médico a partir do domínio da razão sobre a loucura, onde a pessoa "louca" passa a ser vista como portadora de uma doença mental e necessita de tratamento, medicalização e ajuste normativo.

Este grupo tem como intuito dialogar sobre o livro em fragmentos, cerca de 20 páginas por encontro, onde os participantes são convidados a trocar perspectivas e entendimentos. Nos primeiros encontros abordaremos o primeiro capítulo do livro, Stultifera Navis.

Datas: 01 e 15 de fevereiro de 2022.
Tema: "Stultifera Navis".
Horário: 19h30 às 21h (fuso de Brasília).
Meio: Google Meet.
Inscrição: R$ 50.

Formato

O grupo de leitura e diálogos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo mediador do grupo.

Mediador

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, psicoterapia fenomenológico existencial e aconselhamento filosófico, cursando psicopatologia.

Referência bibliográfica

FOUCAULT, Michel. História da loucura: na Idade clássica. Trad.: José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva: 2017.

Indicações complementares

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
FOUCAULT, Michel. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 2000.
FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
GUARESCHI; HÜNING; FERREIRA [et al.]. Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
MACHADO, Roberto. Foucault, a Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
YAZBEK, André. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Observação

Os encontros acontecem via Google Meet, disponível em aplicativo (para smartphone/tablet) ou site (para notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.